Mostra de Cinema Semente anuncia programação nas cidades do Sertão do Pajeú

A Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro – estreará sua primeira edição de 22 a 30 de novembro no sertão do Pajeú, abrangendo as Comunidades Brejo de Dentro e Travessão do Caroá (Quilombos do Caroá – Carnaíba), Varzinha dos Quilombolas (Iguaracy), e Quilombola do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira). O evento destacará produções dirigidas e/ou codirigidas por pessoas negras, membros de comunidades tradicionais e filmes realizados nas próprias comunidades anfitriãs.

A programação, composta por 15 filmes, inclui produções oriundas das oficinas de realização audiovisual realizadas nas comunidades entre 30 de outubro e 16 de novembro. Ministradas por William Tenório, essas oficinas e atividades de exibição contam com o apoio das associações comunitárias, promovendo encontros e trocas para fortalecer a cadeia audiovisual no Pajeú.

“Ao longo de todo o processo de construção e execução da Semente estamos pensando no fortalecimento das comunidades, criando meios e espaços de trocas que possam perdurar depois do evento, de forma autônoma e consciente. O cinema é um veículo de muitas possibilidades, nosso desejo é colaborar para a cadeia cultural no Pajeú cada vez maior e mais forte”, afirma Rafaela de Albuquerque, produtora da Mostra.

Também fazem parte da programação encontros sobre produção cultural e elaboração de projetos, além de apresentações culturais de cada comunidade que receberá o projeto. ‘Teremos apresentação dos grupos culturais em cada uma das comunidades, abrindo espaço na nossa programação para que elas também apresentem as suas riquezas e saberes. Desde a última semana estamos circulando com a oficina de realização na qual as próprias comunidades construíram filmes que também serão exibidos no evento’, relata Bruna Tavares, curadora e coordenadora pedagógica da Semente.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon