Mostra Periférica inicia nesta segunda-feira (26/08) em Camaragibe

A Periférica – II Mostra de Cinema de Camaragibe terá início nesta segunda-feira (26/08), com a realização de oficinas e exibições de curtas-metragens em escolas do município, localizado na Região Metropolitana do Recife. O intuito é tornar a sétima arte mais acessível em Camaragibe, contribuindo para a fruição artística, a formação do senso crítico e a construção de ações de transformação política e de cidadania. A Periférica irá exibir filmes de ficção, animação, documentário e experimental. A Mostra é realizada pela produtora Ambar e Pós -Traumático Coletivo, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), mantido pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco.

A programação da Periférica será composta por duas etapas. A primeira etapa será realizada de 26 a 30 de agosto nas escolas. A segunda etapa foi adiada para os dias 04,05 e 06 de outubro para que aconteça no Cineteatro Bianor, equipamento cultural sob gestão municipal da Fundação de Cultura de Camaragibe.

A oficina “Descolonizando o Olhar” será ministrada por Natália Lopes de 26 a 30 de agosto, das 9h às 12h, na Escola Técnica Alcides do Nascimento Lins. E a oficina “Da Poesia ao Vídeo” será ministrada por Eva Jofilsan de
26 a 30 de agosto, das 13h30 às 17h30, na Escola Tito Pereira. As inscrições paras oficinas já foram encerradas. Além das oficinas, a Periférica também realizará sessões audiovisuais nas escolas públicas. Com o título “Invisível aos Olhos”, a programação itinerante da Periférica inicia na segunda (26/08), com sessões, às 14h e às 18h, na Escola
Estadual Frei Caneca. Na terça-feira (27/08), a mostra será realizada às 9h na Escola Estadual Tito Pereira. Na quarta-feira (28/08), a exibição acontece na Escola Estadual Francisco de Paula, às 14h. Outras escolas receberão a mostra itinerante no mês de setembro.

A segunda etapa da programação da Periférica será realizada no Cineteatro Bianor nos dias 04, 05 e 06 de outubro, com a Mostra Camará, para curtas-metragens produzidos em Pernambuco; a Mostra Aquarela, para curtas produzidos nos demais estados brasileiros; a Mostra Josenita Duda, para curtas realizados por mulheres; e a Mostra Origens, para curtas de realizadores e realizadoras indígenas e/ou afro-brasileiros.

Sobre a curadoria

A Comissão Curadora da Periférica foi formada por Ângelo Fábio, Amanda Ramos, Carlos Kamara, Caio Sales e Izabel de Fátima Cruz Melo. Entre os 398 filmes inscritos de todo o país, 243 se candidataram na categoria nacional, 47 para a programação de filmes pernambucanos, 82 para a mostra de curtas dirigidos por mulheres e 26 na mostra para obras realizadas por cineastas indígenas e afro-brasileiros. Os estados com mais inscrições foram São Paulo com 81 curtas, Rio de Janeiro com 65 obras; Pernambuco com 54 curtas, Minas Gerais com 30 filmes, Santa Catarina com 21 curtas, e Paraná também com 21 filmes.

SERVIÇO: II PERIFÉRICA – MOSTRA DE CINEMA DE CAMARAGIBE

Etapa 1 – De 26 a 30 de agosto: oficinas e exibições nas escolas

Etapa 2 – De 04 a 06 de outubro: exibições no Cineteatro Bianor

Acompanhe a Mostra Periférica pelas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/mostraperiferica/

Instagram: https://www.instagram.com/mostraperiferica/

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon