Movimento Gato-maracajá E Coletivos Promovem Campanha E Marcha Em Defesa Da APA Aldeia-Beberibe - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Movimento Gato-maracajá e coletivos promovem campanha e marcha em defesa da APA Aldeia-Beberibe

Revista Algomais

Arte, diálogo e ativismo se unem para barrar desmatamento e mobilizar a sociedade contra o PL da Devastação

Nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, o Movimento Gato-maracajá, junto à Frente Artística pelo Clima e outros coletivos, lançou uma campanha nas redes sociais contra o desmatamento na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, ameaçada pela construção da Escola de Sargentos do Exército. O projeto prevê a derrubada de cerca de 200 mil árvores e o aterro de nascentes, gerando intensa mobilização de artistas, influenciadores e ativistas culturais e políticos. Reconhecida por sua biodiversidade única, a APA é um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica na Região Metropolitana do Recife e vem sendo alvo de críticas pela falta de transparência no processo de aprovação da obra.

A mobilização segue neste sábado, 2 de agosto, com concentração às 13h na Praça da Várzea, para a Caminhada Artística em defesa da APA. “É tempo de pisar firme pelo que ainda vive. A arte é semente onde a luta insiste”, ressaltam os organizadores. Durante o trajeto até a comunidade 7 Mucambos, haverá diálogo com moradores, partilha de informações e distribuição das urnas do Plebiscito Popular 2025, que estará aberto até 7 de setembro com duas perguntas chave: “Você é a favor do fim da escala 6x1?” e “Você é a favor da taxação dos super-ricos?”. A caminhada também é uma resposta ativa contra o PL da Devastação (2159/2021), aguardando veto presidencial até 8 de agosto.

A ação é parte do GT Pernambuco contra a Devastação, integrado à Frente Nacional contra o PL, e une o ativismo urbano à defesa dos biomas. Com corpos, tambores e cantos, o movimento denuncia a destruição ambiental e afirma outros futuros possíveis, construídos coletivamente e autogestionados. A criação visual da campanha é assinada pela artista Priscila Avelin, em diálogo com o Coletivo Várzea Soberana. O movimento convida interessados a somar forças via grupo de WhatsApp disponível na Linktree oficial. A luta segue firme na defesa da natureza e dos territórios tradicionais.

Perfil do Movimento: https://www.instagram.com/movimentogatomaracaja

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon