Movimento PE de Paz repete ato público Pernambuco Chora Sangue

Apesar de uma tímida redução no número de homicídios nos dois primeiros meses de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, em Pernambuco, o mês de março já alcançou 1000 homicídios mais uma vez em nosso Estado. Diante dessa realidade, que se mostra ainda uma das mais violentas dos últimos 11 anos, o Movimento PE de Paz realiza novamente no próximo sábado, dia 24, a partir das 7h, o ato público Pernambuco Chora Sangue, fincando 1000 cruzes nas areias da praia do Pina, representando cada uma das vítimas de homicídio do ano de 2018.

A ação é promovida por cerca de 40 igrejas e organizações sociais cristãs e tem como principais pautas a denúncia da falta de transparência na divulgação dos dados da violência e o protesto pelo perfil daqueles que estão sendo assassinados, em sua maioria, jovens e negros, residentes das periferias de nosso Estado.

Durante o protesto, integrantes do movimento realizam a entrega de um manifesto à população em geral, promovem denúncias através de discursos e performances teatrais e musicais e, ainda, momentos de vigília e oração pela paz na cidade, estado e país.

Uma surpresa preparada pelos organizadores do ato é a participação da Orquestra de Crianças do Alto da Mina na abertura do ato. O convite à orquestra infantil ressalta a importância de investimento em alternativas que visem à prevenção da violência em curto, médio e longo prazo. “Precisamos pensar em caminhos de prevenção para transformarmos a juventude e não apenas puni-la posteriormente”, afirma Tales Ferreira, um dos conselheiros do movimento.

HISTÓRICO – O ato marca um ano de atuação do Movimento PE de Paz no estado de Pernambuco. Em 2017, foram realizados três atos públicos; houve participação em três audiências públicas; formação do Fórum Popular de Segurança Pública, reunindo mais de 70 instituições da sociedade civil em prol do desenvolvimento e cobrança de políticas públicas efetivas na área da defesa social; reuniões com diferentes setores do governo executivo, legislativo e judiciário. A partir de 2018, o movimento lança a rede Igrejas Capelães, com o objetivo de prestar apoio a famílias vítimas da violência. A iniciativa prevê um mapeamento local nos bairros em que as igrejas participantes estão inseridas e a realização de contato e visita àquelas famílias. Os planos para o ano ainda incluem a ampliação das ações do movimento visando o alcance de outras cidades do estado para além do Recife.

SERVIÇO:

Evento: Ato público Pernambuco Chora Sangue

Data e horário: 24/03/2018 (sábado), das 7h às 10h30.

Local: Praia do Pina (polo Pina).

 

IGREJAS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PARTICIPANTES:

CADI Gaibu

Caminho da Graça Abreu e Lima

Comunidade Cristã A Voz

Congregação Batista em Goiana (Primeira Igreja Batista Abreu e lima)

Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito

Igreja Anglicana da Santíssima Trindade

Igreja Anglicana Jesus de Nazaré

Igreja Apostólica Batista Viva – IABV

Igreja Batista Coqueiral

Igreja Batista dos Bultrins

Igreja Batista em Fundão

Igreja Batista Emanuel do Ibura

Igreja Batista Imperial

Igreja Batista Missionária de Camaragibe

Igreja Batista Missionária em Torrões

Igreja Batista Missionária Palavra Viva

Igreja Batista Oásis

Igreja Batista Vale do Jordão

Igreja Metodista dos Guararapes

Igreja Mosaico

Igreja Rio

Igreja Sinal

Instituto Manancial da Vida

Instituto Solidare

Missão Surfistas de Cristo Pernambuco

Missão Urbana Recife

MJPOP – Monitoramento Jovem de Políticas Públicas

Movimento Negro Evangélico

Organização Novo Rebanho

Paróquia das Missões – Piedade

Primeira Igreja Batista do Recife

Projeto Cidade Redime

Resgate

Seja a Mudança

TearFund

Visão Mundial

Voz na Rua

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon