Através do Edital Funcultura Geral, o solo Mundo ao Redor, encerará sua temporada em Recife e tem produção executiva de Nádja Lins. A obra é o resultado de uma pesquisa artística a partir da teoria de Umwelt do Biocemioticista Jakob Von Uexküll. Após temporada nacional e regional, a idealizadora da obra fará dois dias de apresentações, será na próxima quarta-feira (20) e quinta (21), às 19h30 na galeria do Portomídia.
Em seis anos, o espetáculo já fez temporadas nacional, através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e regional com o incentivo do Funcultura Independente, passando por lugares como Surubim, Arcoverde, Goiana e Garanhuns. Nesta edição, conta com a participação do músico multi-instrumentista Leonardo Correia e do trompetista Kevin Jock.
A obra Mundo ao Redor foi concebida em 2012, a partir de fusões de linguagens e interage em tempo real fluxos de movimentos, palavras e a música instrumental ao vivo. A obra da coreógrafa que também toca gaita em cena é um produto conceitual, criado também com o propósito de interagir com a sociedade através da arte e tecnologia. Comunica-se pela versatilidade que a temática oferece e transforma-se de acordo com o ambiente.
Adriana Carneiro é pernambucana formada em Tanzpädagogik pelo Konservatorium Wien Privatuniversität, em Viena. Em 2003 foi criadora interprete na obra Heptemeron, do compositor austríaco Gerhard E. Winkler encenado no Festival de Música Contemporânea, promovido através da coprodução entre a Bienal de Munique e o ZKM – Zentrum für Kunst und Technologie Karlsruhe na Alemanha, experiência fundamental para as criações do gênero tecnologia e dança, que desenvolve, hoje. De 1999 a 2006, trabalhou no Tanztheater LUZ em Viena, como coreógrafa e bailarina. Lá, criou as obras Strassenkinder, Schale & Kern e Der Weg auf dem Weg. Em Recife entre 2008 e 2009 desenvolveu e encenou o solo Estação, apresentado no 14º Festival Internacional de Dança do Recife. Em 2009, produziu o vídeo dança Degraus, exibido no Seminário Interseções Corpo e Olhar, no Centro de Arte e Comunicação da UFPE, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, na PlayRec, no Cine Teatro Apolo e no Festival de Inverno de Garanhuns. Assim como o videodança Mundo ao Redor foi exibido, no Festival Dança Em Foco 2013 no Rio de Janeiro.
Leonardo Correia – Músico multi-instrumentista profissional desde 1996, atua como Educador Musical dedicado à primeira infância e como professor de guitarra, violão e percussão. Como sideman dividiu o palco e participou de gravações em CDs de artistas como: Márcio Oliveira, Jorge Riba, Maurício Cavalcante, Fred Braga, Chris Nolasco, Zé Cafofinho, Orquestra do Sucesso, Marco Axé. Dirigiu, arranjou e produziu o CD Auto Canto Juvenil, do Grupo Grio.
Participou de trilha de teatro em peças como: A Chegada da Prostituta no Ceu – Pagina 21; Circo Rataplan – Metron; Pastoril do Barulho – Trupe do Barulho. Socio Diretor Musical da Cia Armorial Brincante
Kevin Jock – pernambucano, licenciando em musica pela UFPE e técnico em trompete pela ETCM. Conhecido por fazer música nas ruas de Recife, atualmente também atua como professor estagiário na Escola de Artes João Pernambuco.
Mundo ao Redor – foi concebido através do Prêmio de Fomento às Artes Cênicas 2009 da Fundação de Cultura Cidade do Recife e artisticamente, a partir da Teoria de Umwelt – palavra alemã que significa ambiente. A mente e o mundo são inseparáveis, segundo o biocemioticista Jacob Von Uexkül, porque é a mente que interpreta o mundo. “A partir desta perspectiva, observando o corpo ligado a este raciocínio, denominei-o corpo pensante, também criador do seu próprio Umwelt. Subjetivamente, este Umwelt é também uma parte do Recife, uma parte do criador intérprete e de coisas, corpos e situações em sua volta, mas pode ser em qualquer outro lugar no mundo e também, a partir da relação em que o homem faz da sua própria consciência e percepções diversas advindas do seu próprio entorno”, explica Adriana Carneiro.
SERVIÇO:
Mundo ao redor, solo de Adriana Carneiro
Quando: quarta 20 e quinta 21 de dezembro, às 19h30h
Onde: Galeria Portomída novo prédio na Rua do Apolo, 235, com Rua do Observatório
Ingressos R$ 5
Informações: (81) 4319.8051
Classificação livre