O Museu da Cidade do Recife recebe, a partir do próximo dia 16 de julho, a mostra Paisagens. Composta por 22 fotografias da artista visual francesa Dominique Berthé, a exposição é baseada no livro homônimo, lançado em março deste ano no MCR, e que reúne imagens captadas no nordeste brasileiro desde o início dos anos 20006, quando a fotógrafa veio morar definitivamente no país. A mostra pode ser conferida até o dia 28 de agosto, com entrada franca. O Museu fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
Os registros, que retratam texturas naturais, marcas da passagem do tempo no homem e na natureza, foram impressos em papel de tela de algodão em variados tamanhos e divididos em quatro ambientes: cinza de cana queimada, cana queimada inteira, cabelos e sala de projeção de imagens (serão projetadas todas as fotos do livro e mais 50 extras) com paisagem sonora – a captação de sons foi feita por Saluá Oliveira, durante as viagens de Dominique pela região.
A poeta pernambucana Maria Alice Amorim também acompanhou a fotógrafa na feitura de algumas imagens, as mais recentes, em busca de inspiração para a concepção do poema Pays Sage, que recorta todo o livro e agora estará disposto para leitura na mostra.
Com essas imagens de plantações de cana de açúcar, Paisagens dialoga com a exposição anual, Doc(e) Recife, em cartaz no Museu, e que aborda a história do município através da trajetória do açúcar e seu impacto na vida política, econômica, social e cultural da cidade.
No Museu, estará disponível para venda o livro Paisagens. São 84 páginas que reúnem 96 fotos, realizadas desde seus primeiros carnavais olindenses, em 1997, até material exclusivo feito na Chapada Diamantina, em 2015, especialmente para o projeto, abrangendo também cidades como Petrolina, Recife, Ipojuca e Seridó.
A ARTISTA
Dominique Berthé (Brest, França, 1962) é uma das mais destacadas artistas visuais francesas radicadas em Pernambuco, realizando trabalho escultórico, fotográfico e instalações marcados pela articulação entre o uso de materiais diferenciados (ferro, água, plástico, vidro, entre outros) e soluções construtivas (cortes, encaixes, dobras, nós) típicos de uma artesania construtiva, além do emprego de uma linguagem plástica referenciada na história da arte contemporânea.
SERVIÇO
Mostra Paisagem, de Dominique Berthé
Onde: Forte das Cinco Pontas – Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, s/n – São José, Recife)
Quando: De 16 de julho a 28 de agosto
Quanto: Acesso gratuito
O Museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h