No feriado das crianças, a diversão está garantida para todas as idades no Museu da Cidade do Recife, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas. No dia 12, será oferecida a oficina gratuita ForteBrincar, para crianças a partir de 7 anos. No dia 14, a oficina Aquarela Botânica será dedicada aos adultos que encontram inspiração na geometria verde de Burle Marx.
A oficina do dia 12 será oferecida entre 14h e 16h. Serão oferecidas 25 vagas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail educativomcr@gmail.com. Além de descobrir com muita brincadeira e diversão como foi construído o Forte das Cinco Pontas, os participantes construirão seu próprio forte, usando papelão, papel colorido e tinta guache.
A oficina é um homenagem ao Forte das Cinco Pontas e uma forma de semear, entre as futuras gerações de recifenses, o apreço pelo equipamento, que faz aniversário no próximo dia 25. Foi nesta data, no ano de 1630, que o Príncipe de Orange, Frederik Hendrik, autorizou o início das obras do Forte, projetado pelo comandante Diederik Van Waerdemburgh e construído pelo engenheiro Commeresteyn.
A construção de taipa e em formato pentagonal foi localizada estrategicamente para proteger as cacimbas de água doce e impedir que os navios inimigos circulassem pelas águas do braço direito do rio Capibaribe e chegassem até a Barreta dos Afogados, falha existente na muralha natural de arrecifes que protegia o porto, por onde poderiam se evadir com os barcos carregados de açúcar.
No final do século XVIII, com a expansão da cidade, o forte perdeu sua função militar e passou a ser utilizado como quartel e prisão. Esse uso permaneceu durante todo o século XIX. Em 1904, após uma grande reforma, o edifício passou a funcionar como Quartel General do Exército, sendo tombado pelo IPHAN em 24 de maio de 1938. Em seu assentamento constam ainda os nomes de Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas; Fortaleza das Cinco Pontas; Forte das Cacimbas e Forte Frederico Henrique. É propriedade federal e está cedido para a Prefeitura do Recife desde a década de 1980 para o funcionamento do Museu da Cidade do Recife.
Aquarela – A oficina do dia 14 será ministrada pelo historiador Sandro Vasconcelos e pelo artista plástico e ilustrador Emerson Pontes, tendo as praças e o trabalho de Burle Marx como inspiração. Com o objetivo de promover o (re) conhecimento das obras do paisagista, a oficina vai oferecer 25 vagas. As inscrições devem ser feitas por e-mail e custam R$ 25 reais.
Serviço
Oficina ForteBrincar
Quando: 12 de outubro
Horário: 14h às 16h
Local: Museu da Cidade do Recife
Inscrição e informações: educativomcr@gmail.com
Serão oferecidas 25 vagas gratuitas