Musical “CAPIBA, Pelas Ruas Eu Vou” Chega Pela Primeira Vez A Goiana - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou” chega pela primeira vez a Goiana

Revista Algomais

Espetáculo celebra a vida e a obra do compositor pernambucano com música, dança e teatro. Foto: Alícia Cohim

Depois de apresentações marcantes em Campina Grande e Fortaleza, o musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou” desembarca em Goiana para duas sessões especiais nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira, no Sesc Goiana. A produção é assinada pelo projeto Aria Social e presta homenagem a Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, um dos maiores nomes da música brasileira. O espetáculo reúne 45 bailarinos-cantores e 19 músicos de câmara em cena, sob a direção da bailarina Cecília Brennand.

A montagem mistura frevo, samba, maracatu, valsa e até música erudita, mostrando a versatilidade de Capiba e sua importância na cultura nordestina. Desde sua estreia, em 2022, já encantou mais de 30 mil espectadores. “Ver esse projeto chegando a uma nova cidade pernambucana é uma realização muito especial para toda a nossa equipe”, comemora Cecília Brennand. Para a diretora artística e coreógrafa Ana Emília Freire, a pesquisa sobre a personalidade do compositor foi reveladora: “Capiba é um verdadeiro Villa-Lobos pernambucano que o Brasil precisa conhecer! Apesar de sua figura tímida e melancólica, ele foi capaz de arrastar multidões nos carnavais pernambucanos, tornando-se um músico atemporal, cuja obra continua a ressoar através das décadas”.

Alternativas de Futuro para Pernambuco

O espetáculo aposta em uma narrativa cênica que cruza música, dança, teatro, cinema e fotografia. “O tempo e o percurso musical do compositor são as chaves do espetáculo, transitando do preto e branco das velhas fotografias às cores vibrantes da bandeira pernambucana. A sua jornada é entrelaçada com a história cultural de Pernambuco, mostrando como suas composições influenciaram e foram influenciadas pelo cenário ao seu redor”, explica Ana Emília. Além da direção musical da maestrina Rosemary Oliveira, que readaptou a Missa Armorial, a produção conta ainda com figurinos de Beth Gaudêncio, inspirados nas próprias melodias de Capiba.

Com direção audiovisual de Max Levay e Ana Emília Freire, luz de Cleison Ramos, som de Isabel Brito e direção teatral de Tuca Andrada, o musical transforma o palco em uma experiência sensorial e vibrante. “Quando escuto a melodia, ela já traz a cor, a textura e o volume das roupas, facilitando meu processo criativo”, revela a figurinista Beth Gaudêncio. A apresentação promete emocionar o público e reafirmar a força da obra de Capiba como patrimônio cultural de Pernambuco.

Serviço:
CAPIBA, pelas ruas eu vou
Local: Teatro Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira – Sesc Goiana
Endereço: Rua do Arame, s/n, Centro, Goiana – PE
Datas e horários: 23 de agosto de 2025, às 19h | 24 de agosto de 2025, às 17h
Ingressos: Guichê Web

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon