A NaFoz, feira que reúne artes visuais, arte popular, design, literatura, agroecologia e música realiza sua terceira edição neste domingo, dia 06 de novembro, a partir das 10h, nos jardins da Casa de Gilberto Freyre e Magdalena, em Apipucos. Desta vez serão 35 expositores. A entrada é gratuita. Usando um grande cubo de madeira e fios de algodão, o artista visual Gabriel Petribú fará uma instalação durante o dia, onde será possível acompanhar de perto o processo de criação da obra e gerar interação com o público.
Quando o assunto é arte popular, vem do Vale do Catimbau, os artesãos Luiz Benício e Simone Souza, ambos com trabalhos em madeira. Também do sertão do estado, virá Marcos de Sertânia, criador dos famosos cães esguios talhados em madeira, com suas obras que fazem alusão a cadela de Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos. Da Iha do Ferro, sertão de Alagoas, estarão presentes algumas obras de Van Van e Aberaldo. O Mestre Nena sempre presente NaFoz, representa a Cooperativa de Ceramistas do Cabo de Santo Agostinho, assim como as kokedamas e cactos do Bazar das Plantas. Aline Feitosa, do Pequeno Ateliê, participa pela segunda vez da feira com seu colorido casario, baiteras (barcos) e La Ursas, peças que mexem com a memória afetiva das pessoas.
Nas peças utilitárias, a feira traz a Toko Design Utilitário e a Oficina Carol Aguiar. São tábuas nos mais diversos formatos, funcionais e decorativas. Antiguidades assinadas e outras minuciosamente garimpadas são encontradas com a Bons Tempos, de Marília Benevides e com João Cerqueira, da Pepita Garimpo. Com raízes colombianas a feira traz as cadeiras da Cumbia, desenhadas pela designer colombiana Maria Paula Perila, que mistura o Caribe e o sotaque pernambucano nos móveis e objetos.Passeando pelos países vizinhos, a feira apresenta os colares e redes feitos por Juan Perez, da tribo Warao da Venezuela.
Jóias em prata, bijuterias e biojóias da Nós Joalheria Artesanal, Azulerde, DaTribu e Feito de Nó. Todas com trabalho autoral e com processos criativos bem distintos. A feira NaFoz é promovida por Isabela Cunha, Germana Valadares e Marly Queiroz.
Na parte gastronômica, o Chef Yuri Machado, do Restaurante Cajá, preparou um cardápio especial para o dia de feira: espetadas, pastéis, caldinhos, pizza e panelinhas. Além das deliciosas caipifrutas.
O Motche Restô estará com a pastelaria e sobremesas. Queijos veganos e não veganos: Luolí e Du Francês, ambos artesanais. Assim como o sorvete da Jazzlato, os produtos da Quitanda Agroecológica e os Cafés do Brasil. A Debron leva o chope e a Doc algumas opções de vinhos. Já a Ame Ciclo estará incentivando e orientando sobre o uso de bicicletas na cidade.
No período da tarde, 15h, haverá uma Oficina de pães para crianças com o Chef português Nuno Ricardo. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre estará aberta para visitação com visita guiada.O estacionamento será ao lado, na Fundação Joaquim Nabuco e no Marista.
A entrada da Feira NaFoz é gratuita. Estacionamento gratuito (Fundação Joaquim Nabuco e Marista).
A visita a Casa de Magdalena e Gilberto Freyre custa 15 reais (inteira) e 7,50 (meia-entrada)
Feira NaFoz
Domingo, 06.11.
10h às 18h
Fundação Gilberto Freyre
Rua Tasso Neto, s/n
Primeiro portão
Apipucos, Recife
@feiranafoz