Naná Vasconcelos recebe homenagem em megamural – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Naná Vasconcelos recebe homenagem em megamural

O percussionista recifense, Juvenal de Holanda Vasconcelos, mundialmente conhecido como Naná Vasconcelos, recebeu uma homenagem marcante no centro do Recife por meio do megamural intitulado “Naná Vasconcelos, Sinfonia e Batuques”, uma criação da artista Micaela Almeida. O mural, que destaca vividamente o músico com seu inseparável berimbau, cobre 200m² da fachada do Edifício Guiomar, situado no bairro da Boa Vista, em frente ao Parque 13 de Maio, nas proximidades da Faculdade de Direito do Recife.

É a primeira vez que uma obra dessa magnitude é dedicada ao único artista brasileiro a receber oito prêmios do Grammy e a conquistar o título de maior percussionista do mundo por oito vezes pela revista Down Beat. Às vésperas de completar 80 anos de legado, Naná Vasconcelos continua a ser uma figura inspiradora e influente no cenário artístico e musical. “O megamural é bastante significativo para mim, pois todo o processo, desde a escrita do projeto e idealização da arte até a execução, foi um caminho de muito desafio e aprendizado enquanto mulher e artista autônoma. Poder gerar e parir essa cria em homenagem ao gigante Naná Vasconcelos em seu território é uma grande honra. Só tenho a agradecer ao mestre Naná pela sua generosidade, genialidade e delicadeza musical que plantou no mundo. Mesclar a arte urbana pública com a música é magia pura no Recife”, conta a artista Micaela Almeida.

A iniciativa, apoiada pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contando com a parceria da Tintas Iquine e da Gráfica Reprocenter. Para o mês de dezembro, está planejado um evento de inauguração, com a exibição de um documentário dirigido pelo fotógrafo Rennan Peixe, detalhando o processo de execução da pintura, além de fotos, vídeos e uma entrevista com Patrícia Vasconcelos, produtora e viúva de Naná, reafirmando sua memória.

“Esse espetáculo visual é resultado do Edital de Credenciamento para Realização de Intervenções Artísticas em Empenas Cegas, uma política pública pioneira em Pernambuco, que dá oportunidade para que artistas como Mica transformem a paisagem urbana em um palco vivo da arte, celebrando a cultura e o patrimônio da nossa cidade. A boa notícia é que mais três megamurais já estão em andamento para inaugurar ainda este ano”, conta a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon