Pesquida do Opinion Box revelou que 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores e que 61% deles já realizou alguma compra indicada por um influenciador digital. O estudo da Global Web Index apontou também que o Instagram é a rede mais usada por 60,9% dos usuários e os participantes do estudo responderam que a sua principal fonte de interesse na rede é conhecer marcas e estabelecer conexões com perfis de moda, life style, cultura, arte, marketing digital e empreendedorismo. Nesse contexto de alto interesse pelo mundo digital e com o avanço das compras online, os influenciadores estão ocupando cada vez mais espaço no mercado da comunicação digital.
Conversamos com a pernambucana Nathália Vieira, profissional que usa as suas redes sociais para fins de compartilhamento de conhecimento e monitoria, sobre esse mercado que já é ocupado também por muitos pernambucanos. Com vasts experiência nos campos do marketing digital e do empreendedorismo, ela encontrou as as ferramentas necessárias para ajudar pequenas empreendedoras a firmarem os seus perfis de negócio nas redes sociais. Publicitária por formação, Nathália, desde a pandemia, alimenta o seu perfil no instagram - que hoje acumula mais de 24 mil seguidores - com dicas de criação, formatação e construção de identidade na internet.
Qual o perfil das pessoas que tem maior potencial para trabalhar como influenciador ou criador de conteúdo?
Acredito que todo mundo pode compartilhar conhecimento. A internet é esse lugar em que podemos aprender com o outro e agregar à nossa rotina. Desse modo, todo o criador de conteúdo ou influenciador se torna o responsável por agregar valor para sua comunidade ou qualquer outro usuário.
Antigamente apenas perfis com um volume muito grande de seguidores conseguiam se monetizar. O que mudou nesse mercado? A partir de quantos seguidores um profissional consegue gerar receita pelas redes sociais?
Desde o início… Ao abrir o Instagram, o creator já pode começar a vender e divulgar seus serviços e produtos. Ter seguidores, hoje em dia, é importante; mas comunicar o seu produto e as suas potencialidades de forma que te aproxime das pessoas a ponto de desenvolver uma comunidade que credibilidade a sua fala e posicionamento, isso vale muito mais.
Quem pensa em começar no segmento, como definir o nicho para atuar?
Escolher o nicho de atuação dentro do Instagram não precisa ser algo complexo. Priorizar o que você tem mais conhecimento é a chave. Esse um caminho que te dá mais liberdade e facilidade de chegar a um número maior de pessoas. Com o domínio e integração, nesse nicho, logo você se tornará uma autoridade no assunto.
Quais os nichos mais promissores? As redes tem milhões de perfis, mas poucos conseguem crescer e ser atrativos para anunciantes. O que faz um perfil ter sucesso com o público e com possíveis patrocinadores?
O mais importante em todo o processo é a consistência. Geralmente, as pessoas tendem a desistir no primeiro ou segundo ano, por não ter o resultado obtido tão rapidamente. Quem continua apostando na marca, criando conteúdos interativos, criativos e até didáticos, vão conseguir se destacar no meio digital. Seja um story, um post mais elaborado, que possibilite a conexão real com o internauta/consumidor
Além do Instagram, que redes você destaca como bons potenciais para os influenciadores ou geradores de conteúdo?
Certamente, o Tik Tok. A rede social tem apresentando um crescimento enorme em disseminação de conteúdo e informação entre os usuários. Inclusive, a rede já ultrapassou os números de visualizações dos vídeos publicados no Instagram. Se você quer crescer rápido, e atingir um público mais jovem, a alternativa é lançar-se no Tik Tok mas atenção você sempre deve priorizar a rede em que o seu consumidor se encontra por isso é importante que você entenda muito bem quem é seu cliente e aposte em criar conteúdo em diversas redes sociais que ele utiliza.