Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Natura: “Tivemos aumento de 185,85% na abertura de espaços digitais em PE”

A digitalização do modelo de negócios é a expressão de ordem da Natura durante a pandemia. Com treinamentos de sua equipe de consultoras e investimento em ferramentas digitais, a marca registrou em Pernambuco um aumento de 185,85% de abertura de novos espaços digitais. Pelo endereço virtual, o cliente navega pela página pessoal da consultora, seleciona os produtos e realiza o pagamento. Ao vender pela internet, a comissão é creditada diretamente em uma conta digital da consultora. A Natura é a responsável pela a entrega diretamente no endereço do consumidor.

Conversamos com Abel Sena Filho, diretor de mercado nordeste da Natura, para falar sobre a atuação da empresa no Estado de Pernambuco durante os dias difíceis do enfrentamento do novo coronavírus.

Como tem sido a atuação da Natura em Pernambuco durante esse período de pandemia?

Durante este momento singular, tivemos um aumento de 185,85% na abertura de novos espaços digitais em Pernambuco. Pelo endereço virtual, o cliente navega pela página pessoal da consultora, seleciona os produtos e realiza o pagamento. Ao vender pela internet, a comissão é creditada diretamente em uma conta digital da consultora. A Natura, por sua vez, faz a entrega diretamente no endereço do consumidor em poucos dias e de forma segura. Além disso, 75% das consultoras do estado estão engajadas na plataforma digital da Natura, que disponibiliza treinamentos e soluções digitais para manter o negócio circulando.

Quais os principais aprendizados da marca nesse período intenso de digitalização dos negócios?

A jornada de digitalização do modelo de negócios da Natura se mostrou determinante para garantir as atividades de milhares de Consultoras de beleza durante a pandemia. O processo de digitalização de negócio da Natura começou, de forma mais intensa, há cerca de três anos, com a revitalização do modelo de Venda por Relações, que valoriza o atendimento personalizado. Durante o isolamento social, ficou ainda mais evidente que o hábito de consumo dos clientes mudou e podemos dar todo suporte às consultoras para começar a venda digital.

Quais os planos da empresa para o segundo semestre de 2020 a partir da reabertura gradual da economia? Há alguma ação traçada para o Nordeste e para Pernambuco?

Por questões estratégicas, não posso dar muitos detalhes sobre planejamento. Mas, posso dizer que temos apostado em novos modelos para melhor atender o consumidor.

Na venda direta, oferecer ferramentas digitais tem sido fundamental para que nossas consultoras continuem a obter renda com sua atividade, sobretudo nesse momento de crise. Mesmo antes da crise, a Natura já mantinha uma robusta estratégia de digitalização da venda direta. Com a crise, isso foi acelerado e reforçamos os protocolos de higiene em nosso sistema logístico para atender aos pedidos de produtos de forma segura para todos. Entre as iniciativas realizadas durante o isolamento social lançamos a revista digital interativa, igualamos a comissão de vendas do presencial com o canal digital, flexibilizamos datas de pagamentos de boletos.

Para a reabertura do varejo, a Natura está seguindo protocolos rígidos de atendimento para cuidar dos nossos colaboradores e consumidores e adotando novas práticas de venda. Todos os consultores de beleza das lojas foram orientados a sempre usarem máscara, realizarem o atendimento aos clientes respeitando a distância mínima de 1,5 metro de distância, além de utilizarem álcool em gel ao iniciar e finalizar um atendimento.

Como tem sido a adaptação da equipe de consultoras da marca em Pernambuco nesse período de crise?
O estado do Pernambuco, assim como todo o nordeste, é um mercado muito importante para o nosso modelo de negócios. Acreditamos que nossa proposta de valor para as consultoras e a oferta de produtos diferenciados têm nos ajudado a enfrentar um cenário adverso. Temos percebido que as consultoras do estado estão se aprofundando nos treinamentos digitais para aumentar seus ganhos e esse é um indicador muito positivo.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon