Nimbo é o projeto dos músicos e compositores recifenses Daniel Vasconcelos, Ricardo Chacon e Thiago Régis, que lançam seu primeiro EP homônimo, Nimbo, assinado pelo produtor Leo D. As músicas viajam por diversas culturas e etnias e contam com a participação de artistas como Isadora Melo (PE), Zé Manoel (PE), Srishti Biyani (Índia), Saifeddine Helal (Tunísia) e Inna Dudukina (Rússia).
Nimbo quer dizer nuvem - cinza e serena, melancólica e aconchegante. Esse é o tom que permeia o primeiro EP do grupo: a chuva num dia de carnaval, a beleza encrustada no meio da rotina; a nostalgia do antigo, a admiração pelo novo, e a vontade de fugir do óbvio.
Para Chacon, mais que uma banda, a Nimbo é “um coletivo, uma verdadeira nuvem de ideias ligadas à arte, onde o carro chefe é a música”. Além das canções, outros gêneros estão envolvidos: “artes plásticas, fotografia, animação e cinema fazem parte do projeto, que conta uma história dentro de uma sequência de vida e sentimentos”, acrescenta Daniel.
A Nimbo se revela usando o rock pop e o indie como alicerces de uma nova vertente da mpb. A sonoridade também mistura batidas de bossa nova, baião e eletrônico. “Somos contadores de histórias do nosso tempo, pra quem gosta de música. Penso que não podemos nos limitar a um rótulo”, esclarecem.
As composições do EP são de autoria de Ricardo Chacon e Daniel Vasconcelos e estão disponíveis em todas as plataformas digitais. “Desde o começo houve essa sinergia, uma ligação forte entre nossas composições. Inicialmente cada um trouxe suas próprias canções para o projeto, mas com o passar do tempo passamos a compor juntos letras, melodias e arranjos.”, explica Chacon.
A formação para show da banda varia. “Num momento, com projeto mais intimista, somos apenas os três no palco soltando vários samples durante o show. Já numa segunda formação, temos a banda com baixo e bateria para fazer um som mais denso.”, esclarece Thiago Régis.
As canções do projeto vêm sendo lançadas individualmente e acompanhadas por videoclipes, que culminaram no EP Nimbo. A ideia é rodar o trabalho pelo Brasil, expandindo o alcance de um som despretensioso e cheio de sentimentos. “Nessa jornada, a música reflete, a cada momento e com doçura, onde vamos estar. Não interessa aonde chegaremos: morrer é esquecer de ver a paisagem. E o gosto do açúcar.
NIMBO ( Para ouvir --> fanlink.to/Nimbo )
Produzido por Nimbo e Leo D
Mixagem e masterização: Leo D
Arte: William Paiva
Último Segundo
(Daniel Vasconcelos/Carlos Cajueiro)
Daniel Vasconcelos: voz, guitarra, violão, baixo, sintetizadores, loops
Ricardo Chacon: backing vocals.
Inna Dukina: vocalises, duduk
Leo D: programação
Eu Não Superei
(Ricardo Chacon)
Ricardo Chacon: voz, caixa
Daniel Vasconcelos: guitarra, baixo, rhodes
Leo D: rhodes, programação
O Gosto do Açúcar
(Daniel Vasconcelos/Carlos Cajueiro)
Daniel Vasconcelos: voz, guitarras, baixo, loops, caixa
Ricardo Chacon: backing vocals
Leo D: programação
Todos os Dias
(Daniel Vasconcelos/Ricardo Chacon)
Daniel Vasconcelos: voz, violão, guitarra
Ricardo Chacon: voz, triângulo
Isadora Melo: voz
Zé Manoel: voz, piano
Leo D: programação