Nordeste Lidera Adoção De Práticas ESG E Fortalece Competitividade Sustentável - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Nordeste lidera adoção de práticas ESG e fortalece competitividade sustentável

Revista algomais

Empresas da região superam outras partes do país em conhecimento e implementação de ações sustentáveis

A agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) tem avançado significativamente no Nordeste, consolidando a região como referência nacional em práticas sustentáveis. Segundo um estudo da Serasa Experian, 38,8% dos empresários nordestinos possuem um alto nível de conhecimento sobre ESG, superando o Sudeste (34,7%). Essa conscientização reflete-se em ações concretas, com 76,9% das empresas nordestinas adotando iniciativas sustentáveis, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre as medidas mais implementadas, destacam-se a otimização do uso da água (97%), o uso de fontes renováveis de energia (62%) e a redução da poluição hídrica (76%). Apesar dos avanços, desafios como altos custos iniciais, escassez de profissionais qualificados e falta de incentivos governamentais ainda dificultam a ampliação dessas práticas, conforme explica a engenheira ambiental Emmanuelle Matos, do Centro Universitário Wyden.

Pernambuco avança com iniciativas estratégicas

O estado de Pernambuco se destaca com projetos de grande impacto ambiental e econômico. O Complexo Industrial Portuário de Suape inclui em seu Plano de Negócios 2025 metas como o “Plano Suape Carbono Neutro 2038” e a instalação da primeira planta de Metanol Renovável do Brasil. No setor privado, empresas como Stellantis, Baterias Moura e indústrias de energia renovável reforçam esse movimento, investindo em transição energética, reciclagem e uso de biomassa, gás natural, energia eólica e solar.

Para Gustavo Delgado, coordenador dos cursos de gestão do Centro Universitário UniFBV Wyden, a economia verde é um caminho sem volta para o crescimento da região. “A sustentabilidade não apenas fortalece a imagem das empresas, mas também impulsiona novos negócios e posiciona o Nordeste de forma estratégica no cenário nacional e internacional”, afirma.

Com um ecossistema cada vez mais voltado à inovação sustentável, o avanço de iniciativas no Nordeste posiciona a região como um potencial líder na economia verde, transformando desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento econômico.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon