Nordeste tem PIB com maior alta em 2022, segundo 4intelligence - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Nordeste tem PIB com maior alta em 2022, segundo 4intelligence

Revista algomais

Segundo estimativas da 4intelligence, uma startup especializada em soluções de análise de dados para apoio à tomada de decisões, o Nordeste registrou o melhor desempenho entre as regiões brasileiras no quarto trimestre de 2022, com um crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) da região. Esse resultado positivo foi impulsionado pelo desempenho do setor agropecuário, que teve um crescimento de 5,7%, e pelo setor de serviços, que apresentou um crescimento de 2,3%. No acumulado do ano, o PIB do Nordeste fecha em torno de 5,6%.

Para o ano de 2023, espera-se que o Nordeste tenha o pior desempenho entre as regiões, com uma queda de 1,1%, após um crescimento mais robusto em 2022. O principal fator é o setor de serviços, que deve apresentar sinais de desaceleração devido a um cenário econômico mais restritivo.

No setor industrial, o desempenho no último trimestre do ano foi praticamente estável em comparação com o trimestre anterior. No acumulado do ano, a indústria teve um crescimento de 5,5%, ficando atrás apenas do setor de serviços, que registrou um crescimento de 6,5%. No último trimestre de 2022, o segmento de serviços cresceu 2,3% na região. Já o setor de comércio teve um crescimento de 3,5% no trimestre, encerrando o ano com uma expansão de 6,5%, o maior crescimento registrado na região em 2022. O setor agropecuário também apresentou resultados positivos, com um crescimento de 5,7%, revertendo a queda observada no trimestre anterior.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon