O Prouni Recife será agora denominado "Programa Educação Para Todos - Novo Prouni e Protec Recife". Além das vagas para o ensino superior, o programa expandirá suas ofertas, disponibilizando centenas de bolsas para estudantes que concluíram o ensino médio e buscam cursos técnicos. No total, serão 471 bolsas, sendo 61 para graduação superior e 410 para cursos técnicos. As inscrições, que são gratuitas, deverão ser realizadas entre 21 e 27 de fevereiro através do site www.prouni.recife.pe.gov.br.
A partir de agora, todas as bolsas oferecidas pelo Novo Prouni e Protec terão 100% de financiamento com recursos do tesouro municipal, totalizando um investimento superior a R$ 2 milhões. Até 2023, o Prouni Recife operava com a isenção de impostos para as instituições superiores habilitadas.
As instituições credenciadas para receber os alunos dos cursos técnicos são Senai, Senac e Cesa - Centro de Estudos da Saúde. As 410 bolsas são destinadas a interessados em cursos técnicos como manutenção automotiva, refrigeração e climatização, enfermagem, segurança do trabalho, logística, radiologia, edificações, farmácia, nutrição e dietética, análises clínicas, eletrotécnica, mecânica industrial e manutenção de redes de computadores.
No ensino superior, as 61 bolsas serão distribuídas entre a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Uninassau. Os cursos abrangem áreas como engenharia civil, odontologia, enfermagem, psicologia, pedagogia e fisioterapia. Além das bolsas, os estudantes aprovados no processo de seleção para o ensino superior e técnico terão direito ao Vem Passe Livre, proporcionando suporte financeiro para o deslocamento até a instituição de ensino.
Prefeito João Campos
“Como deputado federal, fui o autor do Marco Legal do Ensino Técnico no Brasil, que vai revolucionar a formação do ensino técnico brasileiro. E a gente não podia parar por aí. Como prefeito do Recife, eu lanço hoje o ProTec. São 450 bolsas de ensino técnico, que a prefeitura vai pagar de forma integral. Quando a gente olha para os países da OCDE, a quantidade de estudantes que fazem o ensino técnico é muito acima do Brasil. Nós precisamos ter mais qualificação e essa qualificação tem que ser diretamente ligada com as capacidades necessárias para gerar emprego, com a escuta do mercado formal de trabalho. É por isso que parte importante dessa formação vai ser na área de saúde, porque o segundo maior polo de saúde do Brasil está aqui no Recife e a gente precisa ter gente qualificada para isso”.
Seleção
O processo de seleção tem como requisito, tanto para cotistas como não cotistas, alunos que obtiveram as maiores notas no último ENEM. Além disso, o estudante deve ter residência comprovada no Recife há, pelo menos, 3 anos, renda per capta de até dois salários mínimos, ser aluno de escola pública ou bolsista integral em escola privada no ensino médio, assim como não possuir diploma de nível superior e ou técnico. Outra novidade do Novo Prouni Protec Recife é que os alunos cadastrados no CadÚnico terão um acréscimo de 5% na nota final obtida no ENEM.