“O Agente Secreto” é Eleito Melhor Filme No Festival De Lima - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
“O Agente Secreto” é eleito Melhor Filme no Festival de Lima

Revista Algomais

Longa de Kleber Mendonça Filho conquista júri oficial e crítica internacional no Peru e será filme de abertura no Festival de Biarritz, na França

O novo filme de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, foi o grande vencedor do 29º Festival de Cine de Lima - PUCP, no Peru, conquistando os prêmios de Melhor Filme tanto pelo Júri Oficial quanto pela Crítica Internacional. Na cerimônia, o júri destacou: “Pelo impacto visual, sonoro, autoral e de desenho de produção que incorpora de forma brilhante elementos de gêneros inesperados iluminando tempos traumáticos da história política e social do Brasil, o jurado outorga por unanimidade o prêmio de Melhor Filme”. Em vídeo enviado ao festival, o diretor celebrou a conquista: “‘O Agente Secreto’ é um ‘irmão’ mais novo de outro filme que eu realizei há dois anos - ‘Retratos Fantasmas’ e que tive a mesma honra de ser premiado. Estou muito honrado."

O reconhecimento da crítica também foi ressaltado. Os jurados internacionais justificaram a escolha pelo “domínio magistral de cena que recupera uma época de resistência e clandestinidade, com o uso cinéfilo de distintos gêneros, sempre com uma narração ágil que reúne suas preocupações artísticas e políticas”. Kleber Mendonça Filho comentou: “O prêmio da crítica para mim é muito, muito especial. Durante 13 anos da minha vida, fui um crítico e foram anos muito importantes para meu trabalho e para minha relação com o cinema e com o meu país, o Brasil, e com outros países. É uma grande honra, estou muito emocionado. Muito obrigado!”

Após Lima, o longa segue para uma intensa agenda internacional. Em setembro, será o filme de abertura do 34º Festival Biarritz Amérique Latine, na França, com a presença do diretor. Também terá sessões especiais no 63º Festival de Cinema de Nova York, no 50º Festival de Toronto, na abertura do 58º Festival de Brasília e no 18º Festival Maranhão na Tela. Antes disso, já passou pelo Festival de Cannes — onde recebeu quatro prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Ator para Wagner Moura —, além de mostras na Polônia e na Austrália.

Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto é um thriller político estrelado por Wagner Moura, ao lado de Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Carlos Francisco e Alice Carvalho. A produção, coproduzida por Brasil, França, Holanda e Alemanha, estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro, com pré-estreias em setembro e outubro. No Recife, as primeiras sessões acontecem em 10 de setembro, no Cinema São Luiz e no centenário Cinema do Parque.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon