Filme de Kleber Mendonça Filho avança na corrida internacional ao ser pré-selecionado como Melhor Filme Internacional e Elenco
“O Agente Secreto” deu mais um passo importante rumo ao Oscar 2026 ao ser incluído na shortlist da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa brasileiro está entre os 15 títulos escolhidos a partir de uma lista inicial de 86 filmes de diferentes países e segue agora para uma nova fase de votação, com os indicados finais sendo anunciados em 22 de janeiro de 2026.
A pré-seleção reforça o bom momento do cinema brasileiro na principal premiação do mundo e mantém o país na disputa pelo segundo ano consecutivo, após o reconhecimento de “Ainda Estou Aqui”. Segundo a produtora Emilie Lesclaux, “É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento duplo para o filme e o elenco do filme, nesta nova categoria. E ainda é um dia muito bom para o cinema brasileiro, com o filme de Petra Costa [“Apocalipse nos Trópicos”] na shortlist de documentário e “Amarela” na shortlist de curta-metragem. Essa notícia nos dá uma injeção de energia para continuar o trabalho junto à Neon em janeiro,” afirmou.
Além da repercussão internacional, “O Agente Secreto” também acumula resultados expressivos de público no Brasil. O filme ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas nacionais, alcançando feitos inéditos, como ser o primeiro longa produzido fora do eixo Sul–Sudeste a atingir esse número, além de representar o maior público da carreira de Kleber Mendonça Filho e da distribuidora Vitrine Filmes. Os dados são da Comscore, Filme B Box Office Brasil e Ancine/OCA.
Na temporada de premiações, o longa soma indicações e vitórias relevantes. Foi indicado a Melhor Elenco, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Design de Produção no Florida Film Critics Circle, venceu cinco prêmios no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana, e conquistou três nomeações no Globo de Ouro, incluindo a inédita participação brasileira na categoria de Melhor Filme de Drama. Wagner Moura também se destacou como o primeiro latino-americano indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards.
Com uma carreira internacional em expansão, “O Agente Secreto” já foi exibido para mais de 43 mil espectadores em Portugal, 41 mil nos Estados Unidos e 15 mil na Alemanha, aproximando-se da marca de 100 mil ingressos vendidos fora do Brasil. Coprodução entre Brasil, França, Holanda e Alemanha, o filme tem distribuição nacional da Vitrine Filmes e segue em lançamento em novos mercados europeus e norte-americanos nos próximos meses.

