--> O boom das cafeterias na cidade do Recife - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

O boom das cafeterias na cidade do Recife

Revista algomais

Em abril de 2018, o Observatório Empresarial do Sebrae-PE realizou uma pesquisa para mapear geograficamente as principais cafeterias do Recife. O motivo da pesquisa deve-se ao fato da grande quantidade de empresas desse segmento na cidade do Recife, além do consequente crescimento do consumo e da produção de café em Pernambuco, sobretudo nos últimos anos. Como resultado do mapeamento, chegou-se a um quantitativo de 109 cafeterias presentes na Região Metropolitana do Recife (RMR). A maior concentração de cafeterias foi identificada nos bairros de Boa Viagem (31 empreendimentos), Santo Amaro (11 empreendimentos) e Recife Antigo (08 empreendimentos). Destaca-se a proximidade geográfica entre esses empreendimentos. É possível observar também o movimento de abertura de cafeterias nos bairros de menor renda, como Ipsep, Ibura e Imbiribeira, bem como nas cidades médias do interior do estado de Pernambuco. A pesquisa foi feita a partir da lista de telefones Listel (2018) e do Cadastro Sebrae de Empresas (2015).

“Nos últimos dez anos, Pernambuco vem passando por alterações em seu perfil econômico, consequência dos investimentos produtivos e de obras de infraestrutura que possibilitaram efeitos relevantes nos processos de geração de renda, a partir da Região Metropolitana expandida. Com a chegada de centenas de novas empresas ao Recife no período anterior à crise econômica (2000-2014), surgiram novos padrões de consumo na cidade. Aquele surto de crescimento do estado possibilitou a criação de uma demanda por produtos e serviços de educação, serviços gastronômicos e de entretenimento, a exemplo da abertura de novos shopping centers. Com isso, foi provocado também o surgimento de novos padrões de comportamento de consumo na classe média pernambucana, na qual se observa uma demanda por serviços e produtos sofisticados: restaurantes, vinhos, celulares, serviços digitais etc. As cafeterias se beneficiaram da mudança na estrutura do consumo de bens e serviços, aproveitando para se estabelecerem em várias regiões do Recife”, afirma Ana Claudia Arruda, analista do Sebrae responsável pela elaboração do boletim.

Agenda TGI

“Um bom café não depende somente da qualidade do grão, mas também da maneira como a bebida é preparada e servida. Ambientes confortáveis (intimistas) e elegantes têm sido a tônica das cafeterias em todo o mundo, bem como na cidade do Recife”, afirma Valéria Rocha, gestora do projeto de alimentos e bebidas do Sebrae-PE. Estratégias de fidelização de clientes e diferenciais no atendimento e no ambiente destacam-se entre as cafeterias da cidade. Na periferia surgiram novas demandas, a exemplo daquela por mais conectividade nos estabelecimentos – já que o consumidor recifense, refletindo o quadro nacional, está cada vez mais bem informado, conectado às mídias e possui fortes características urbanas e metropolitanas.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon