O Guia do Cervejeiro Artesanal Pernambucano - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Mais Gourmet

Mais Gourmet

Rivaldo Neto

O Guia do Cervejeiro Artesanal Pernambucano

Em 2011 fiz uma viagem onde tive a oportunidade de experimentar muitos estilos de cervejas. Alguns até então já tinha ouvido falar, mas a limitação de rótulos no Brasil era muito grande. Tínhamos uma escassa lista da bebida, com pouquíssimos estilos. Sempre tive predileção sobre bebidas fermentadas, mas a cerveja sempre fui disparadamente a minha preferida.

Um tempo depois alguns espaços foram aberto em Recife, o Espaço Gourmet, na rua José Maria e a Beercode, um quiosque no Shopping Center Recife, e o Snaubar em Parnamirim onde tinha uma excelente carta de cervejas. Lojas e bar que infelizmente não existem mais, Comecei a frequentar com alguns amigos e com isso também praticamente “engoli” muita literatura que falava sobre cervejas e seu incrível universo.

Posteriormente comecei a frequentar e ainda frequento o Capitão Taberna, um lugar icônico e um dos melhores ambientes para se degustar uma boa cerveja artesanal ou importada na cidade. Depois vieram alguns outros, como destaque para a Beerdock e o Apolo Beer Café.

Alguns anos depois o mercado de cervejas artesanais em Pernambuco entrou em ebulição, com o surgimento de várias cervejarias. A princípio sendo envasados como chopp, depois em garrafas, mas o padrão da bebida evoluía para melhor. Em 2016, por sugestão de minha editora Cláudia Santos, comecei a escrever em uma coluna no site da Algomais e assim o espaço passou a ter uma boa aceitação dos leitores que se mostravam ávidos em conhecer um pouco mais sobre a bebida.

Em 2017 tivemos a ideia de lançar em janeiro de 2018 uma publicação que falasse das cervejas artesanais pernambucanas, tendo em vista o papel da Algomais em apoiar o sentimento de pernambucanidade e de orgulho das coisas produzidas na nossa terra. Então, na última terça-feira, dia 23, na Beerdock de Boa Viagem a Algomais fez o lançamento do Guia do Cervejeiro Artesanal Pernambucano onde apresentamos a revista e o guia aos leitores e integrantes do mercado de cervejas artesanais de Pernambucano.

Trata-se de uma publicação leve, introdutória e divertida sobre alguns assuntos básicos do universo cervejeiro. Na abertura do guia vem com uma matéria feita por Rafael Dantas que trata do panorama do mercado no Estado, onde foram ouvidas as principais cervejarias do setor e suas perspectivas de um mercado ainda inexplorado, mas que traça passadas largas para se consolidar rapidamente como o principal do Nordeste.

Quando o guia se inicia, falamos do protagonismo de se produzir cervejas, quando trazido pelo príncipe Maurício de Nassau, o cervejeiro Dick Dicx, vindo da cidade Haarlem, na Holanda, criou a primeira cervejaria das Américas. Tratamos do que é na verdade cervejas artesanais, o que caracteriza uma cervejaria para ser assim chamada e quais processos se diferenciam em uma cadeia de grande produção e de uma produção mais “caseira”. Falamos também das famílias e estilos das cervejas, passando pela parte sensorial da experiência em degustar a bebida nos copos e taças corretos. E por fim um perfil das 15 principais cervejarias do Estado com um breve histórico e os estilos que cada uma dela produz.

É uma oportunidade de aproveitar para conhecer as melhores cervejarias artesanais do mundo, todo pernambucano sabe que é assim. Boa leitura!

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon