“O Púlpito – Fé, poder e o Brasil dos Evangélicos” trata da conversão do País e seus efeitos sociais – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

“O Púlpito – Fé, poder e o Brasil dos Evangélicos” trata da conversão do País e seus efeitos sociais

Desvendar o Brasil evangélico é um esforço de várias frentes em andamento para compreender o fenômeno de conversão de um País que caminha numa antes improvável transição religiosa. Em “O Púlpito – Fé, poder e o Brasil dos Evangélicos” (Editora Todavia), a jornalista Anna Virgínia Balloussier transita entre os estudos acadêmicos, os textos bíblicos, entrevistas com grandes lideranças e com pessoas comuns da igreja para explicar essas vozes – nem tão novas assim – que saem dos templos.

Com mais de 10 anos dedicados ao jornalismo na Folha de S. Paulo, Anna Virgínia Balloussier tem conversado com pastores, parlamentares e fiéis de várias vertentes para apresentar outros olhares sobre os temas que tocam os evangélicos. No livro, ela trata de temas centrais como a política, o poder e a chama ao empreendedorismo, além de questões polêmicas envolvendo aborto, sexo e dízimos.

Uma grande contribuição da obra é a escuta desse “chão da igreja”, das pessoas comuns que decidiram integrar uma dessas milhares de comunidades de fé espalhadas por todo o País, especialmente nas periferias urbanas. As percepções e interpretações dos fiéis às suas experiências dentro dessas igrejas aparecem de formas emotivas, curiosas e às vezes mesmo críticas sobre os múltiplos aspectos da vida espiritual dentro dessas denominações evangélicas brasileiras.

É do esforço para trazer um olhar sem preconceito desses brasileiros que saltam aos olhos dos leitores muitas histórias de vidas reais desses brasileiros invisibilizados. Narrativas que carregam contradições também estão expostas no livro. Alegrias e tristezas, esperanças e decepções marcam as múltiplas experiências que os fiéis têm em suas comunidades de fé.

A publicação, no entanto, está longe de ser uma simples costura de depoimentos dos fiéis. O livro explica quem são os evangélicos também a partir dos inúmeros estudos acadêmicos que já se debruçaram ao tema. As diversas menções ao texto bíblico ajudam também a compreender a formação do pensamento evangélico brasileiro, que é atravessado por diversas leituras do texto sagrado para o Cristianismo – com interpretações tão diversas quanto o número de denominações.

Apesar do tema muito complexo, o texto é leve e com várias ironias que tornam a leitura fluida e de fácil compreensão para quem deseja entender o fenômeno da conversão religiosa brasileira e refletir sobre os impactos dela no presente e no futuro do País.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon