Projeto realiza, de sexta (18) a segunda (21/03), quatro oficinas com foco na área musical. Inscrições seguem abertas até encerrarem as vagas disponíveis.
A Usina de Arte, em Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, sedia neste fim de semana o projeto “O Solo da Arte”, que propõe formações artísticas gratuitas para jovens da região, além de público geral interessado. Integrando o Festival Arte na Usina, a iniciativa está com inscrições abertas para quatro oficinas na área musical, que ocorrem de sexta (18) e segunda-feira (21/03), na Escola de Música e na Biblioteca da Usina de Arte.
Na sexta e no sábado (18 e 19/03), pela manhã, acontece a Oficina de Composição Musical, com Juliano Holanda, para até 20 participantes. À tarde, é a vez da Oficina de Iniciação à Arte do DJ, com Pepe Jordão, com 15 vagas disponíveis. No domingo (20), a tarde é dedicada à Oficina de Percussão com Material Reciclável, com Tarcísio Resende, para até 50 pessoas. E entre domingo e segunda (20 e 21/03), no turno da manhã, são 25 vagas disponíveis para a Oficina “Canto – O impulso na voz e no corpo”, com Renata Rosa.
Ao todo, são 110 vagas disponíveis para as quatro oficinas, visando aproximar o público jovem de linguagens e estéticas criativas na área musical. As inscrições, que seguem abertas até encerrarem as vagas, podem ser feitas gratuitamente através do e-mail osolodaarte.usina@gmail.com. O projeto “O Solo da Arte” acontece com apoio do Prêmio Funarte de Festivais de Música 2021, via Funarte e Governo Federal.
FESTIVAL ARTE NA USINA – O festival Arte na Usina é uma celebração coletiva do caráter livre e transformador da arte e do espírito criativo, tendo a música como foco. Um encontro anual para difundir e multiplicar as atividades desenvolvidas pela Usina de Arte, fomentando inovações culturais, econômicas e ambientais na Zona da Mata Sul pernambucana.
Realizado desde 2015, o festival promove uma imersão nas reflexões e perspectivas desenhadas pela Usina de Arte, provocando rupturas no pensar e no agir que reverberam ao longo de todo o ano. Já passaram pelo festival diversos artistas como Chico César, Almério, Bruno Lins, Elba Ramalho, Arnaldo Antunes, Lívia Nestrovski, Fred Ferreira, entre outros.
SOBRE A USINA – Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, o projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, criando um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico. Além de atividades culturais diversas, nele estão instaladas quase 40 obras de nomes como Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Juliana Notari, Denise Milan, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.
SERVIÇO:
Oficinas “O Solo da Arte”
Na programação do Festival Arte na Usina
De sexta a segunda, 18 a 21 de março de 2022
Na Biblioteca e na Escola de Música da Usina de Arte (Rua do Eucalipto Usina – Santa Terezinha, Água Preta/PE)
Inscrições gratuitas e mais informações pelo e-mail: osolodaarte.usina@gmail.com
- Oficina de Composição Musical, com Juliano Holanda
18 e 19 de março, das 9h às 12h
Faixa etária: a partir de 14 anos
20 vagas - Oficina de Iniciação à Arte do DJ, com Pepe Jordão
18 e 19 de março, das 15h às 18h
Faixa etária: a partir de 16 anos
15 vagas - Oficina de Percussão com Material Reciclável, com Tarcísio Resende
20 de março, das 14h às 18h
Faixa etária: a partir de 16 anos
50 vagas - Oficina “Canto – O impulso na voz e no corpo”, com Renata Rosa
20 e 21 de março, 9h às 13h
Faixa etária: a partir de 12 anos
25 vagas