Quais razões fariam um homem com mais de 40 anos dedicados ao teatro, amado pelo público e pela imprensa de sua época, ter sua última pauta negada? O Teatro do Mendigo Milionário fala sobre um dos grandes nomes do Teatro Pernambucano do século XX, um homem que respirava arte, que viveu sua vida inteira pelos palcos do Brasil. Elpídio de Arruda Camara (1895-1965), Pernambucano, natural de Recife, homem de destaque na cena pernambucana nas décadas de 1930 a 1960, também foi funcionário público, ensaiador, autor, astro de cinema, fundador de várias companhias com destaque ao Grupo Gente Nossa (1931-1942), pai do consagrado TAP – Teatro de Amadores de Pernambuco, marco divisor do teatro em Pernambuco.
No palco representou diversos personagens, viajou o país e ganhou fama com o mendigo milionário, personagem central da peça Deus Lhe Pague (de Joracy Camargo), daí o nome deste livro. Durante a vida conquistou inúmeras amizades influentes como: Procópio Ferreira, Bibi Ferreira, Lúcio Mauro, Arlete Salles, apenas para citar alguns exemplos. Contudo, amado pela crítica e pelo público, o seu último desejo, o de ter o corpo velado no teatro que mais amava, foi negado.
De última hora seu corpo foi velado na sala da Maçonaria Conciliação. E sua morte gerou forte repercussão popular e da imprensa. Depois de 15 anos de pesquisa e 57 anos de sua morte, o escritor Sam Castro põe no mercado uma relíquia. Esta obra contém muitos fatos históricos, documentos, fotografias, histórias de amor, fofocas e confusões, um livro perfeito para quem deseja pesquisar sobre o Teatro do século passado, e também imperdível para quem gosta de uma boa leitura de cabeceira.
Além disso, o autor e sua equipe irá prestar esta homenagem póstuma, lançando a sua biografia na casa que ele tanto amou e onde ele viveu os maiores personagens da sua história: o Teatro de Santa Isabel. Será o pagamento de uma dívida histórica, para com aquele que tantas alegrias trouxe ao nosso povo.
O Evento acontecerá no dia 09 de Junho às 19h, e contará com uma breve apresentação teatral, venda de livros para quem desejar, além da mesa de autógrafos do autor.
Sam Castro é escritor e jornalista formado pela Unicap, foi vencedor do XIV Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo pelo curta A Última Diva. É pós-graduado em cinema pela mesma universidade e autor dos livros Ary: Um Bandeirante do Cinema Brasileiro e o já mencionado O Teatro do Mendigo Milionário. Sam já trabalhou em diversas assessorias e colaborou na revista Algo Mais.
Serviço:
Página do Instagram: @oteatrodomendigomilionario