Oficina de Glosas chega ao Sertão do Pajeú com foco em mulheres e inscrições gratuitas – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Oficina de Glosas chega ao Sertão do Pajeú com foco em mulheres e inscrições gratuitas

Revista algomais

113

Poetisas, professoras e estudantes poderão participar da formação em Afogados da Ingazeira e Tabira; aulas serão presenciais com encerramento online

A “Oficina de Glosas – Nuances da Oralidade e da Escrita” desembarca no Sertão do Pajeú, oferecendo uma oportunidade de formação gratuita voltada para mulheres. As poetisas, estudantes, mediadoras de sala de leitura e professoras das cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira poderão participar das aulas nos dias 25, 26 e 27 de setembro. O projeto, que conta com o incentivo do Funcultura, busca fortalecer a presença feminina na poesia popular e na arte da glosa, modalidade de improviso característica da região.

As oficinas serão conduzidas pelo grupo “Mulheres de Repente”, formado por Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral, Francisca Araújo, Dayane Rocha, Milene Augusto, Thaynnara Queiroz e Luna Vitrolira. Com aulas teóricas e práticas, o curso abordará a história da glosa, a produção literária de mulheres no improviso e técnicas de declamação e performance. “O Pajeú é uma fonte de arte e riqueza popular que estou cada dia mais imersa”, afirma Taciana Enes, produtora da oficina.

A programação será dividida entre as duas cidades, com encontros presenciais à tarde e à noite. Em Afogados da Ingazeira, as aulas ocorrerão no auditório da Secretaria de Educação, enquanto em Tabira serão realizadas na Escola Arnaldo Alves. O encerramento será marcado por uma Mesa de Glosas online no dia 30 de setembro, às 19h, com a participação das alunas e acessibilidade para pessoas surdas, com intérprete de Libras.

Com foco na formação de novas vozes femininas no universo da poesia improvisada, a oficina visa inspirar e fortalecer a presença de mulheres na Mesa de Glosas, uma tradição que teve a participação feminina consolidada apenas em 2013. Luna Vitrolira, uma das glosadoras, reforça a importância da iniciativa: “Os desafios foram muitos para chegar até aqui, mas estamos construindo nosso espaço e fazendo modificações importantes na cultura do improviso e no território.”

Serviço:
Oficina de Glosas – Nuances da Oralidade e da Escrita
Datas: 25, 26 e 27 de setembro

  • Afogados da Ingazeira: Secretaria de Educação (Centro)
  • Tabira: Escola Arnaldo Alves
    Inscrições gratuitas:
    Afogados clique aqui
    Tabira clique aqui
Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon