Museu-ateliê chega a Ipanema em parceria com a plataforma de design e curadoria Boobam a partir de 23 de fevereiro
A Oficina Francisco Brennand inicia um novo movimento de expansão das vendas dos seus objetos de arte com a abertura de um ponto físico no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, a partir de 23 de fevereiro, em parceria com a plataforma de design e curadoria Boobam. A iniciativa fortalece o modelo de negócios do museu-ateliê, voltado à ampliação da marca e à entrada em outras regiões do País, além de aproximar o público carioca, terceiro principal consumidor, do legado do artista pernambucano.
Produção artesanal e legado artístico
Os objetos de arte da Oficina passam por processos que vão da moldagem à decoração, resultando em criações únicas. Produzidas artesanalmente, as peças da linha tradicional seguem técnicas, desenhos e paleta de cores desenvolvidos em parceria com o próprio artista, atravessando oito etapas manuais e três queimas, que chegam a 1.350 °C. Já a linha branca, criada em 2022 após a morte do patrono e inspirada em um bowl concebido por ele, apresenta desenhos brennandianos em baixo-relevo e passa por duas queimas. A composição específica da argila e o uso de esmaltes exclusivos conferem às obras texturas e cores que evidenciam formas orgânicas, simbologias arquetípicas e o acabamento característico das altas temperaturas.
Circulação das peças e sustentabilidade
Hoje materializada em mais de 90 modelos, a produção se desdobra em diferentes frentes de circulação. Em 2025, a Oficina inaugurou sua primeira loja permanente em São Paulo, no Shopping Iguatemi, e, no Recife, os objetos podem ser adquiridos na própria instituição, no e-commerce e na Casa Zero. Toda a renda obtida com as vendas é revertida para os programas Artístico, de Educação e Pesquisa e para a manutenção do acervo. “A parceria com a Boobam resulta de um movimento significativo e estratégico para a Oficina Francisco Brennand, alinhado ao nosso modelo de negócios. Somando-se à nossa própria operação no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e a participação em importantes feiras e eventos do segmento artístico, poder contar com um ponto de vendas físico no Rio de Janeiro, um dos maiores mercados consumidores de arte do País, representa mais um salto na ampliação da nossa presença no mercado nacional, além de ser uma maneira de oferecer ao público carioca o acesso às nossas peças de maneira próxima”, ressalta o presidente da Oficina Francisco Brennand, Marcos Baptista.
Serviço
Objetos de arte da Oficina Francisco Brennand na Boobam
Rua Garcia D’Ávila, 73, Ipanema – Rio de Janeiro, RJ
