Oficina “Inscrever é Reescrever” oferece três bolsas para participantes do interior de Pernambuco e será ministrada por cineastas experientes. Aulas acontecem em novembro durante o festival.
O festival Observatório Latino-Americano de Realizadoras (Olar), que terá sua segunda edição em novembro de 2024, está com inscrições abertas para a oficina “Inscrever é Reescrever”. A formação, voltada para realizadores audiovisuais de Pernambuco, especialmente do interior, busca aprimorar projetos e prepará-los para a submissão em editais. As inscrições, que são gratuitas, vão até 10 de outubro e podem ser feitas pelo site do festival.
As aulas da oficina serão presenciais, ocorrendo em Carpina, na Zona da Mata pernambucana, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, paralelamente ao festival. As facilitadoras da oficina, Cíntia Lima e Lílian de Alcântara, destacam a importância de fortalecer o audiovisual no interior do estado: "Existe uma grande concentração de recursos na RMR. Por isso pensamos em fortalecer projetos de audiovisual do interior, para que compitam de forma mais robusta nos editais", explicam.
A oficina “Inscrever é Reescrever” é destinada a maiores de 18 anos, residentes em Pernambuco, que tenham ao menos uma experiência comprovada no audiovisual. Serão selecionados seis projetos de curta-metragem ou iniciativas de difusão cinematográfica. Além disso, serão oferecidas três bolsas que cobrem transporte, alimentação e hospedagem para participantes do interior do estado, incluindo as microrregiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.
O Olar 2024 acontecerá de 01 a 04 de novembro, em formato presencial na cidade de Carpina, com uma versão online disponível para toda a América Latina e Caribe. O festival exibirá filmes de realizadoras latino-americanas e promoverá discussões e oficinas voltadas para o recorte de gênero.
Serviço:
Inscrições para a oficina: de 03 a 10 de outubro, no site realizadoraslatinas.com
Oficina “Inscrever é Reescrever”: de 1 a 3 de novembro, em Carpina (PE)