Orquestra Criança Cidadã encerra temporada de 2021 com concerto de Natal

Fechando, com chave de ouro, a temporada de concertos de 2021, a Orquestra Criança Cidadã realizará um concerto especial de Natal no dia 18 de dezembro, sábado, às 17h, na Caixa Cultural Recife, localizada na Praça do Marco Zero, no centro da cidade.

Grande parte da temporada de 2021 foi composta por concertos virtuais, transmitidos através do canal da Orquestra no YouTube, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus. Após dois anos sem público presente, as apresentações abertas foram, finalmente, retomadas com o concerto do último domingo, 12 de dezembro, e se encerram com este do dia 18, o último da temporada.

O repertório deste último encontro presencial do ano foi dividido em duas partes. A primeira foi pensada de maneira a presentear a plateia com obras que já são clássicos do repertório da Orquestra e que fazem sucesso com o público. “Vamos fazer o ‘Lamento sertanejo’, o tango ‘Por una cabeza’, a ‘Ária da quarta corda’, de Bach, e um frevo”, revela José Renato Accioly, maestro da Orquestra.

E para quem perguntar por quê um frevo no Natal, a resposta está na ponta da língua: “porque é a nossa maior referência. Então a gente vai mostrar um pouco das possibilidades de sonoridade de uma orquestra nesta primeira parte”.

A segunda, conta José Renato, “é toda dedicada a canções universais que marcam o Natal no Ocidente, que é comumente associado à sonoridade sinfônica. O imaginário sonoro do mundo ocidental buscou, para o Natal, ao longo dos anos, uma referência na música sinfônica”. Entre as canções, estão clássicos como “Jingle bells”, “Ó Noite Santa” e “Noite feliz”. “É uma celebração a esse evento tão marcante que foi o nascimento do menino Jesus”, comenta o maestro.

A apresentação tem entrada livre, sujeita à lotação das cadeiras disponibilizadas na Galeria 1 da Caixa Cultural Recife, e é indicada para todas as idades. O uso de máscara segue obrigatório em ambientes internos no Estado de Pernambuco.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon