Mês ultrapassou julho e ficou atrás apenas de janeiro, com alta acumulada e projeção superior a 9,8 milhões de passageiros no ano
A movimentação do Aeroporto Internacional do Recife alcançou 8.195.775 passageiros entre janeiro e outubro de 2025, consolidando outubro como o segundo mês de maior fluxo no ano. O desempenho superou o registrado em julho, período tradicionalmente marcado pela alta estação, e ficou atrás apenas de janeiro.
Crescimento da movimentação aérea
Com uma média mensal de 819.576 passageiros, o terminal projeta encerrar 2025 com mais de 9,8 milhões de viajantes. Somente em outubro, o crescimento foi de 2,45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Quando comparado ao pré-pandemia, em 2019, a alta chega a 14,59%.
No acumulado de janeiro a outubro, o aumento foi de 3,01% frente a 2024. Já na comparação com o mesmo intervalo de 2019, o crescimento chega a 13,21%, reforçando a recuperação e expansão da demanda turística e de negócios no Estado.
Expectativas para a alta estação
“Estamos trabalhando com a expectativa de melhorar o desempenho no Aeroporto. Tivemos uma movimentação intensa nos 10 primeiros meses, com mais de 8 milhões de passageiros. Com a chegada da alta estação a tendência é recebermos mais turistas que vão desfrutar das nossas belezas naturais, culturais, que vai gerar mais empregos e injetar mais dinheiro na economia local”, disse o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.
A fala reforça a expectativa de expansão do fluxo turístico em Pernambuco durante os meses de verão, período em que o Aeroporto do Recife opera como principal porta de entrada para viajantes nacionais e internacionais.
Desempenho da Azul reforça liderança regional
Um levantamento da Azul Linhas Aéreas mostra que o aeroporto se manteve na liderança do ranking geral de movimentação no penúltimo feriado prolongado de 2025. Além de atuar como principal hub da companhia no Nordeste, o terminal se destaca por conectar turistas a destinos como Porto de Galinhas, Carneiros e Cabo de Santo Agostinho, algumas das praias mais visitadas do país.
