Paiva fecha temporada de desovas e nascimentos de tartarugas marinhas - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Paiva fecha temporada de desovas e nascimentos de tartarugas marinhas

Revista algomais

A temporada de desovas e nascimentos de tartarugas marinhas na Praia do Paiva, iniciada em dezembro de 2022, alcançou um número recorde de 92 ninhos identificados e monitorados. A Associação Geral da Reserva do Paiva (AGPR), responsável pelo acompanhamento das desovas e eclosão dos ovos, registrou o nascimento de 6.724 tartarugas até o momento, incluindo 168 olivas, 300 cabeçudas, 50 verdes e 6.206 da espécie de-pente. Somente na manhã de ontem (30), foram registradas 123 tartarugas da espécie de-pente.

Desde 2010, a AGRP realiza um projeto de preservação das tartarugas marinhas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O trabalho envolve o monitoramento dos rastros deixados pelas tartarugas na praia, o cercamento dos ninhos para proteção contra predadores e o acompanhamento até a eclosão.

Agenda TGI

Cada ninho contém, em média, 120 ovos, que levam de 45 a 60 dias para eclodir. Prevê-se mais dois nascimentos de tartarugas no início de junho. Durante essas ações de nascimento, são destacados os detalhes do trabalho realizado na comunidade e como moradores e visitantes podem contribuir para a preservação dessa espécie. Renan Pimentel, Analista de Operações da Associação Geral da Reserva do Paiva, ressalta a importância da participação da comunidade, especialmente na destinação correta dos resíduos, pois grande parte dos ninhos que já eclodiram pertence à espécie de-pente, classificada como "em perigo" na lista de animais ameaçados de extinção.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon