A paradiplomacia está na pauta dos prefeituráveis? – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

A paradiplomacia está na pauta dos prefeituráveis?

A paradiplomacia é uma espécie de diplomacia que corre em paralelo ao poder federal, sendo conduzida pelas autoridades municipais e estaduais. É a primeira vez que o projeto O Recife que Precisamos pauta esse tema. Perguntamos aos candidatos: A paradiplomacia é um assunto que passou a entrar recentemente na pauta dos municípios. Anteriormente era restrito aos governos nacionais. Com algumas dezenas de consulados presentes no Recife, o(a) Sr(a). visualiza a possibilidade de desenvolver uma atuação na cidade no campo da paradiplomacia? Caso, sim, o que o(a) Sr(a). pretende realizar?”

DELEGADA PATRÍCIA

Como disse anteriormente, estamos abertos às boas ideias. Já nos reunimos com representantes de diversos consulados. O Recife é a capital do nordeste com o maior número de consulados e representações internacionais. Essas organizações têm projetos educacionais, de turismo, tratamento de água, e diversas outras áreas. Nossa gestão tem o compromisso de implementar projetos em parceria com os consulados, assim como com as empresas que quiserem investir em melhorias para a nossa população. Trabalharemos com os países que tiverem representação aqui na cidade. Vamos aproximar nossa gestão dessas organizações, em benefício do Recife.

JOÃO CAMPOS

De antemão, a criação da Invest in Recife atende a essa demanda com uma proposta de atração de empresas e possíveis investidores que venha de fora. Sem impactar em novas despesas à Prefeitura, teremos uma agência de fomento para a atração de novos investimentos para a capital pernambucana. Vamos atuar na apresentação das potencialidades do Recife, inclusive fora do país, e na construção das condições necessárias para a instalação de novos projetos na cidade. Por meio da nossa agência, discutiremos com as empresas que já têm interesse em investir no Nordeste e buscaremos outras com capacidade de expansão para a nossa região. Apresentaremos o Recife e suas potencialidades, destacando a nossa mão de obra qualificada como um grande ativo. Além disso, nada impede que o tema da paradiplomacia seja melhor estudado e aprofundado para que novas ações nesse sentido também sejam criadas.

MENDONÇA FILHO

O Consulado Americano mais antigo do Brasil fica em nossa cidade, o Consulado Alemão completou em 2020, 152 anos de sua chegada. Esses fatos, são importantes provas da tradição consular do Recife. Com 43 consulados, somos considerados a capital diplomática do Nordeste. Quando eleito irei manter uma estreita interlocução com a comunidade consular em nossa cidade, procurando estabelecer parcerias que ajudem o Recife a captar investimentos estrangeiros, a promover o comércio entre os povos, e divulgar o potencial turístico local.

MARÍLIA ARRAES

A gente vive hoje um cenário em que o atual prefeito do Recife não exerce o seu papel institucional de sequer dialogar com o Governo Federal, ou com o Congresso Nacional, com a bancada federal de Pernambuco. E isso é muito ruim para a cidade. Eu faço oposição clara e contundente ao Governo Bolsonaro. Voto contra essa pauta atrasada e anti-povo que ele tenta implementar no País. Lutei por exemplo para que o auxílio-emergencial fosse ampliado de R$ 200, como Bolsonaro e Paulo Guedes queriam, para R$ 600. Eu na prefeitura vou é atrás de recursos para o Recife, vou bater na porta do Governo Federal e do Governo Estadual. E vou cobrar muito. Vou reunir a bancada federal e mostrar quais são as nossas prioridades imediatas, vou gastar sola de sapato e exigir resultado de todas as secretarias municipais, sem exceção. Eu sempre tive aptidão para o diálogo, sempre fiz política assim, e com certeza vou exercer a diplomacia em sua plenitude, vou sentar com os consulados e traçar programas que tragam resultados para a população, como parcerias em programas sociais, e também ações que fortaleçam os laços entre o Recife e a comunidade internacional, levando nossas potencialidades para fora, estimulando o turismo e também o nosso comércio. Toda parceria será bem-vinda, e terei uma atitude proativa, vou atrás. Essa será uma marca nossa na prefeitura a partir de 2021.

CHARBEL MAROUN

Pretendo sim, já conversei com diversos cônsules e vamos trabalhar principalmente em ações para trazer grandes eventos internacionais para o Recife, nas diversas áreas empresariais, esportivas e artísticas. Teremos um diálogo constante com todos os países e entidades internacionais com interesses comerciais, esportivos, culturais e artísticos em nossa cidade.

CORONEL FEITOSA

A paradiplomacia é uma excelente oportunidade para o Recife aproveitar o potencial que tem de viabilizar novas oportunidades com outras cidades e países, sendo os consulados presentes no município um possível meio de construir essas pontes com o futuro. A capital pernambucana tem, por exemplo, o Porto Digital, que possui destaque internacional pelas grandes ideias e soluções tecnológicas. Sendo assim, na minha gestão, buscarei dialogar com toda esfera de poder público e privado como também com instituições institucionais, ouvindo as ideias deles e verificando o que se pode trazer do exterior para a nossa cidade, bem como, apontar o que é possível levar do Recife para fora.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon