Parque de Dois Irmãos realiza enriquecimento sensorial com felinos neste fim de semana – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Parque de Dois Irmãos realiza enriquecimento sensorial com felinos neste fim de semana

Que tal deixar o concreto de lado e tirar o fim de semana para ficar perto da natureza e ainda conhecer mais sobre felinos? Essa é programação especial preparada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para quem for ao Parque de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. No sábado (24), haverá enriquecimento com Gatos-mouriscos e Jaguatirica, além da Anta. No domingo (25), será a vez das Sussuaranas e da Onça-preta participarem da ação focada no bem-estar dos animais. Tudo será acompanhado por monitores que explicam a prática para o público.

O parque abre as portas a partir das 9h e, no sábado (24) pela manhã, os visitantes podem acompanhar um enriquecimento alimentar que será realizado com a Anta (Tapirus terrestris). O animal será estimulado com a distribuição das suas folhas preferidas por todos os cantos do recinto. Já à tarde, quem experimenta a atividade diferente são os Gatos-mouriscos (Puma yagouaroundi)  e a Jaguatirica (Leopardus pardalis). O enriquecimento é uma atividade desenvolvida dentro do recinto pelos biólogos e médicos, sendo aplicada de acordo com o comportamento de cada espécie.

Para os interessados nos grandes felinos, a dica é se programar para ir ao zoológico no domingo (25), à tarde. Por volta das 15h, a equipe técnica do parque vai estimular as Sussuaranas e a Onça-preta, por meio do enriquecimento sensorial com ervas espalhadas pelos recintos. A intenção dessa prática é ativar o olfato dos animais usando cheiros especiais e diferentes em locais escondidos.

Durante o final de semana, também haverá aulas de educação ambiental sobre o Leão (Panthera Leo). O rei das selvas é o bicho do mês do Parque, uma atividade que visa difundir conhecimentos a respeito da preservação da espécie na natureza, além de revelar  curiosidades como: o fato do seu rugido ser ouvido por até oito quilômetros de distância, e a função da juba. O Projeto Preguiça-de-garganta-marrom ainda vai mostrar como são feitos os trabalhos de reabilitação de alguns desses peludos para voltarem à natureza.  

Mundo dos Répteis – Outra atração que promete muito aprendizado é a exposição “Mundo dos Répteis”, que mostra as curiosidades de 25 serpentes de 14 espécies, dois lagartos e uma cobra-de-duas-cabeças. A mostra está sendo realizada no Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental do Parque de Dois Irmãos, e é uma parceria com o Serpentário Mata Sul, localizado no município de Rio Formoso.

 

Confira a programação do Parque de Dois Irmãos

Sábado (24/08)

– 10h30 – Enriquecimento com a Anta  

– 15h30 – Enriquecimento com os gatos-mouriscos e a jaguatirica

Domingo (25/08)

-15h30 – Enriquecimento com os grandes felinos: Onça-preta e Sussuaranas

Onde: Parque Dois Irmãos, Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife – PE.

Ingressos: Preço único de R$ 2,00 por pessoa – gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças até 1 metro de altura e pessoas com deficiência com seus acompanhantes.

Exposição “Mundo dos Répteis

Horário: 9 às 16h

Local: Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Praça Farias Neves, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE

Ingressos: R$ 3,00 (vendidos na entrada da exposição, separadamente do ingresso do Parque*). Visitantes com mais de 60 anos, crianças até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam.

 

Crédito: Lu Rocha / Semas-PE

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon