PE: Setor de serviços cresceu 10,4% em 2021 - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

PE: Setor de serviços cresceu 10,4% em 2021

Revista algomais

O volume de serviços em Pernambuco teve queda de 1,3% em dezembro de 2021, na comparação com o mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada ontem (10) pelo IBGE. É o sexto pior índice do Brasil, atrás do Pará, Amazonas, Roraima, Sergipe e Rio de Janeiro. No Brasil, por outro lado, o índice registrou alta de 1,4%. Já na comparação entre dezembro de 2021 e o mesmo mês de 2020, o estado teve avanço de 7,7%, abaixo da média nacional, de 10,4%.

Mesmo com o índice negativo no mês de dezembro, o setor de serviços no estado teve desempenho positivo, de 10,4%, no acumulado de 2021, também inferior à média brasileira (10,9%). Em 2020, por outro lado, o volume de serviços em Pernambuco havia amargado um recuo de 12,5%. Um fator importante para influenciar essa recuperação no ano passado foi a flexibilização das medidas de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19 e o avanço da vacinação.

Agenda TGI

Serviços prestados às famílias são as atividades de serviços que mais crescem pelo oitavo mês seguido

Entre as cinco atividades de serviços abrangidas pela PMS, os serviços prestados às famílias ficaram na dianteira, com alta de 15,1% em dezembro de 2021 na comparação com o mesmo mês de 2020. Este segmento é o que acumula maiores altas na pesquisa desde abril de 2021 e inclui hotéis, bares, academias, salões de beleza e atividades de lazer em geral. “Tais setores foram os que mais sofreram com as medidas de combate à pandemia e ao isolamento social, por serem atividades que, em geral, necessitam da interação física entre o consumidor e o prestador de serviços”, pontua Fernanda Estelita, gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco.

O segmento Outros serviços, que engloba a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, subiu 11,7% e ficou na segunda posição. Na sequência, estão os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (4,5%) e serviços de informação e comunicação (3,5%).

Na variação acumulada do ano, o volume de serviços prestados às famílias aumentou 40,2%, ficando mais uma vez na primeira posição, seguidos pelos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,3%), serviços profissionais, administrativos e complementares (9,4%), serviços de informação e comunicação (3,2%) e outros serviços (1,9%).

Volume de atividades turísticas aumenta 1,3% em dezembro de 2021 e alcança 40,9% no acumulado do ano passado

O índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco aumentou 1,3% em dezembro de 2021, frente a novembro. Esse foi o sexto menor percentual entre os 12 estados pesquisados. Os outros dois estados nordestinos que fazem parte da amostra, Bahia e Ceará, tiveram resultados negativos, com queda de 2,2% e 3,9%, respectivamente. O Brasil, por sua vez, registrou alta de 3,5%.

Quando se compara dezembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, Pernambuco está em oitavo lugar entre os estados pesquisados, com aumento de 25,4% no volume de atividades turísticas. O resultado é inferior ao nacional, que subiu 30,7% no período. Bahia e Ceará avançaram 33,1% e 21,8%, respectivamente.

No entanto, na variação acumulada de 2021, o crescimento de Pernambuco, de 40,9%, foi o segundo maior entre as localidades pesquisadas, atrás apenas da Bahia (47,3%). O índice do Brasil, por sua vez, subiu 22,1%. A situação é bem diferente do acumulado de 2020, quando o índice de atividades turísticas teve queda de 39,2% no estado.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon