Pequenos Negócios De Pernambuco Lideram Geração De Empregos Em 2025 E Superam Ritmo Nacional - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Pequenos negócios de Pernambuco lideram geração de empregos em 2025 e superam ritmo nacional

As micro e pequenas empresas (MPEs) de Pernambuco ampliaram sua contribuição para o mercado de trabalho em 2025 e consolidaram o segmento como principal motor da empregabilidade no estado. Ao longo do ano, os pequenos negócios registraram saldo positivo de 52.538 postos de trabalho, crescimento de 3,45% em relação a 2024, quando haviam sido criadas 50.783 vagas. No mesmo período, as médias e grandes empresas também apresentaram resultado positivo, com saldo de 16.403 empregos. Os dados, compilados pelo Sebrae, têm como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O desempenho estadual seguiu na contramão do cenário nacional. No Brasil, apesar de o saldo de empregos permanecer positivo entre micro, pequenas, médias e grandes empresas, o ritmo de geração de vagas foi inferior ao de 2024. Entre os pequenos negócios, a desaceleração alcançou 15,9%, com 1.030.434 empregos gerados em 2025, contra 1.224.615 no ano anterior. Já entre as médias e grandes empresas, a retração foi ainda mais acentuada, com queda de 58,8%, passando de 413.182 vagas em 2024 para 170.193 em 2025.

Para a líder de Inteligência de Mercado do Sebrae/PE, Sylvia Siqueira, o comportamento das MPEs pernambucanas foi consistente ao longo do ano, com exceção do mês de dezembro. “Os dados mostram que Pernambuco conseguiu ampliar o mercado de trabalho, mesmo em um contexto nacional de desaceleração do número de vagas. Esse resultado indica maior resiliência dos pequenos negócios no estado e uma relevante contribuição deste grupo para reduzir a taxa de desocupação, que ainda é considerada a maior do Brasil”, analisa a economista.

Considerando exclusivamente os empregos gerados por empresas, as micro e pequenas responderam por 76,2% do saldo positivo de vagas em Pernambuco em 2025. Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, o resultado reforça o papel estratégico do segmento na economia estadual. “Quando as micro e pequenas empresas crescem, o emprego se espalha pelos territórios. Esse resultado mostra que investir no fortalecimento dos pequenos negócios é investir em desenvolvimento econômico local”, frisa.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon