Pernambucano premiado pela ONU, Gustavo Maia ministra palestra no Brazil Forum, na Inglaterra – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Pernambucano premiado pela ONU, Gustavo Maia ministra palestra no Brazil Forum, na Inglaterra

O pernambucano Gustavo Maia, premiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) por ter criado um modelo-referência de gestão colaborativa das cidades brasileiras, o Colab.re, ministra palestra no Brazil Forum. O empreendedor social se junta a importantes líderes do Brasil, como o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, entre outros, no evento que ocorre nesta sexta (17), na London School Of Economics, e neste sábado (18), na Universidade de Oxford, ambas as instituições na Inglaterra.

Maia vai integrar o painel que discutirá a contribuição dos jovens para o futuro do país, marcado para o segundo dia do evento, junto aos empreendedores sociais Izabela Correa e João Francisco Maria, e o CEO do ramo digital André Ferraz. Sob os conceitos de empoderamento dos cidadãos e tomada de decisões com base na participação popular, o Colab.re conecta brasileiros ao poder público no que se refere ao aperfeiçoamento de questões urbanas.

Por meio da web (www.colab.re) e de aplicativos nas versões Android e iOS, cidadãos podem fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade dos serviços e instituições públicas. O usuário registra sua demanda na rede social – que pode ser de diversas naturezas, como calçadas esburacadas, iluminação deficiente e estacionamentos irregulares –, por meio da geolocalização, foto e descrição do fato. O órgão responsável, então, acessa um painel de monitoramento a fim de apurar a situação descrita, dando o devido encaminhamento para a solução de cada caso.

Criado em 2013, o Colab.re conta com mais de 150 mil usuários conectados a 100 prefeituras, entre elas Recife, em Pernambuco, Santo André e Campinas, em São Paulo, e Niterói, no Rio de Janeiro. São mais de 55 mil demandas geradas em mais de 2.000 municípios brasileiros. As situações mais comuns são estacionamentos irregulares, buracos em vias, entulhos em calçadas, limpeza pública e lâmpadas apagas em vias públicas. Em algumas dessas prefeituras parceiras da ferramenta, o índice de solução das demandas reportadas é superior a 70%.

O Brazil Forum é organizado por estudantes brasileiros cursando pós-graduação no Reino Unido e terá painéis em áreas diversas, como política, economia, direito e mídia. O encontro tem o objetivo de transcender as divisões que limitam o debate atual ao estimular uma reflexão balanceada e fomentar a busca de soluções efetivas para a crise.

Outras informações sobre o Brazil Forum, incluindo a lista completa de debates e de participantes, pode ser encontrada no site www.brazilforum.co.uk.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon