A Fundação Telefônica Vivo anunciou os cinco projetos vencedores do Desafio Inova Escola, iniciativa que visa estimular processos inovadores no âmbito escolar, em prol da construção de uma cultura de inovação na escola. Dos cinco vencedores, dois são pernambucanos: Bastião Atômico, da Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes (PE) e Itavivo, da Escola Municipal Constâncio Maranhão, em Vitória de Santo Antão (PE). Cada um deles receberá assessoria técnica especializada por seis meses, a fim de apoiar a implementação e avaliação do plano de inovação, apoio financeiro de até R$ 10 mil, além de intercâmbio entre representantes dos planos selecionados e outras escolas inovadoras brasileiras.
.
.
A seleção foi feita entre 1.250 equipes de educadores, de 1.180 escolas, por um júri de especialistas. Houve representação de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, totalizando, 763 municípios. A escola pública representou 90% do total de inscrições. Deste total, foram selecionados 25 finalistas das 5 regiões do Brasil que, além de concorrerem ao prêmio nacional, receberam voto popular.
O Desafio Inova Escola é promovido pelo Programa ProFuturo, da Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária “la Caixa”. Seu objetivo é fomentar processos inovadores no âmbito escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação na escola e o desenvolvimento dos estudantes nas competências para o século XXI. O diferencial do Desafio é o caráter colaborativo no qual educadores construíram, em equipes, projetos que possam melhorar o ambiente escolar por meio de uma trilha formativa.
“Acreditamos que a construção colaborativa é a melhor forma de implantar novos conceitos na educação. Tudo na Fundação segue este fluxo e não seria diferente no Desafio. Os parceiros foram fundamentais na construção de toda a metodologia, desde o fluxo de informações à validação de ideias. Todo o planejamento do Desafio Inova Escola foi uma construção coletiva, ouvimos especialistas, técnicos e escolas e cada um de nossos parceiros colocou sua experiência à disposição do projeto. Isso faz dele um prêmio ainda mais completo e especial”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Sobre os projetos vencedores da etapa nacional
Bastião atômico
A necessidade da comunidade ao acesso à água e ao seu uso consciente instiga esta equipe a construir uma cultura de sustentabilidade ao realizar oficinas com robótica, uso de práticas de tecnologias alternativas e parcerias com colaboradores da região, startups, escolas e universidades. O objetivo é garantir a distribuição de água para os espaços da escola e para vivências pedagógicas, como aulas experimentais e hortas.
Educador responsável: Alexsandro Alberto da Silva
Equipe: Ailton de Souza Lima Brito, Ana Paula Grijp Xavier, Cláudio Nunes da Costa, Edmar Roberto Sobreira Almeida, Jackson Atos Ferreira de Souza, Luís André Jacinto, Vilma Amaral de Souza
Escola: Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião – Jaboatão dos Guararapes (PE)
Itavivo
Com o desafio de criar novos espaços-vivências de aprendizagens para os alunos, a proposta da equipe é integrar a escola com o Parque Natural, onde está localizada, para promover trocas de experiências entre a escola e a comunidade, e para a inclusão de educação ambiental no projeto didático escolar. Como resultado propõe a criação de um Espaço Maker, de uma estufa e de um ambiente de lazer.
Educador responsável: Ewerlline Karen Brito de Oliveira Martiniano
Equipe: Martamiria Delmiro dos Santos Ferreira
Escola: Escola Municipal Constâncio Maranhão – Vitória de Santo Antão (PE)