Edital do Governo do Estado oferece vagas em universidades de Sichuan com bolsas e apoio financeiro para mobilidade acadêmica
O lançou o Edital nº 04/2026 – Conexão Pernambuco–Sichuan: Caminhos para o Futuro, ampliando a estratégia de internacionalização do ensino ao viabilizar intercâmbio acadêmico de estudantes pernambucanos na província chinesa de Sichuan. A iniciativa é resultado da missão oficial liderada pela governadora à China, em outubro de 2025, que marcou a primeira visita oficial do Estado ao território após mais de três décadas de irmandade entre as regiões e abriu uma nova etapa de cooperação institucional.
O programa é coordenado pela , com execução da e apoio da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais. O acordo envolve universidades chinesas reconhecidas em ciência e tecnologia, como a , a e a . Nesta primeira etapa, são oferecidas seis vagas — três de graduação, duas de mestrado e uma de doutorado — destinadas à Sichuan Agricultural University.
Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, , o programa fortalece o ecossistema de inovação local. “Ao promover a formação internacional dos nossos estudantes, estamos ampliando horizontes acadêmicos, científicos e culturais, além de criar pontes duradouras de cooperação com centros de excelência mundial. Essa experiência retorna para Pernambuco em forma de conhecimento, inovação e desenvolvimento”, destaca a secretária. O secretário de Projetos Especiais, , acrescenta: “Este programa nasce com o propósito de deixar um legado duradouro para Pernambuco, ao investir na formação de capital humano de alto nível. A iniciativa fortalece os vínculos acadêmicos, científicos e culturais entre Pernambuco e a China, ampliando oportunidades para estudantes pernambucanos por meio de uma cooperação inédita construída em ambiente de confiança e colaboração com a Província de Sichuan".
As bolsas são custeadas integralmente pelas universidades chinesas, enquanto o Estado financia a mobilidade por meio do Auxílio Mobilidade Discente, que cobre passagem aérea, seguro viagem e mensalidade de instalação. Podem se candidatar estudantes naturais de Pernambuco ou formados em instituições do estado. O investimento público nesta primeira rodada soma R$ 275.510 e integra a agenda de cooperação internacional nas celebrações do Ano Cultural Brasil–China, reforçando a inserção global do ensino pernambucano.
Serviço
Edital nº 04/2026 – Conexão Pernambuco–Sichuan: Caminhos para o Futuro
Inscrições: 23 de fevereiro a 12 de abril de 2026
Onde se inscrever: sistema AgilFAP
Vagas: 6 (3 graduação, 2 mestrado e 1 doutorado)
Destino: Sichuan Agricultural University, China


