Pernambuco Amplia Debate Nacional Sobre Inclusão Com O 2º Seminário De Tecnologia Assistiva - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Pernambuco amplia debate nacional sobre inclusão com o 2º Seminário de Tecnologia Assistiva

O Recife recebe, nos dias 9 e 10 de dezembro, o 2º Seminário Pernambucano de Tecnologia Assistiva, iniciativa que consolida o Estado como polo estratégico nas discussões sobre inclusão, inovação e políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Realizado no Auditório Roque de Brito, na Uninassau – Derby, o encontro propõe reflexões a partir da frase de Eduardo Galeano — “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos” — e apresenta uma programação que inclui palestras, debates, mesas-redondas, exposição de protótipos e experiências aplicadas ao cotidiano de milhões de brasileiros. O tema se torna ainda mais urgente diante de dados do Censo 2022, que apontam 33,5 milhões de pessoas com necessidades específicas no país, sendo 1,78 milhão apenas em Pernambuco.

Ao enfatizar a tecnologia assistiva como ferramenta de transformação social, o coordenador-geral do evento, Manuel Aguiar, destaca que “a tecnologia assistiva salva tempo, promove autonomia e transforma vidas — mas só funciona se for conhecida e acessível”. A proposta do seminário é justamente aproximar o conhecimento das demandas reais da sociedade, debater conceitos, apresentar soluções e estimular políticas que garantam autonomia e dignidade às pessoas com deficiência. O encontro também fortalece a articulação regional ao reunir representantes de universidades, institutos federais, empresas e organizações sociais de estados do Norte e Nordeste, ampliando a troca de experiências e incentivando a pesquisa científica.

O seminário dá visibilidade a projetos inovadores que vêm sendo desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa, como Synesthesia Vision, D+ Sinais, Sigabem, Blindmobi e diversas aplicações criadas por grupos de estudantes e pesquisadores. A gerente de Governança Ambiental e Social da UNINASSAU, Adriane Mendes, ressalta a importância da iniciativa ao afirmar que a instituição busca “reforçar o compromisso da Ser Educacional e UNINASSAU com a inclusão real, a qual se materializa em políticas, programas, tecnologias, acessibilidade e cuidado cotidiano”. Ela conduzirá a mesa-redonda sobre projetos e protótipos e reforça que educação e tecnologia assistiva caminham juntas na construção de ambientes mais equitativos.

Na abertura do evento, o diretor de extensão do IFPE, Hilson Gomes Villar, apresenta a palestra “Tecnologia Assistiva + IA: Ampliando Acessibilidade e Oportunizando + Inclusão”, focada em aproximar o público das aplicações práticas da inteligência artificial. “A ideia central será desmistificar o fato de que IA é algo distante da nossa realidade e que vem apenas para tirar empregos”, explica. Ele defende que o avanço tecnológico pode baratear soluções e ampliar o acesso, citando como exemplos iniciativas já desenvolvidas no IFPE. Hilson também avalia o seminário como “um espaço muito necessário de troca de experiências”, conectando academia, setor produtivo e sociedade.

Com participação de especialistas de instituições como IFPE, UFPE, Uninassau, IFCE, Cesar School, TGI Consultoria, Lazo Arquitetura e Linguagem Simples, o evento amplia a reflexão sobre acessibilidade digital, IA aplicada ao ensino, comunicação alternativa, impressão 3D, design inclusivo e soluções urbanas acessíveis. A diversidade de temas e atores envolvidos reforça a urgência de políticas que garantam autonomia, participação cidadã e oportunidades para pessoas com deficiência.


Serviço
2º Seminário Pernambucano de Tecnologia Assistiva
Data: 9 e 10 de dezembro de 2025
Local: Auditório Roque de Brito – Uninassau (Rua Guilherme Pinto, 400, Derby, Recife/PE)
Horário: 8h às 17h30
Público: docentes, pesquisadores, gestores públicos e privados, ONGs, estudantes, profissionais da inclusão, pessoas com deficiência e interessados em geral

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon