Estado participa ativamente da segunda edição do programa federal, que vai investir R$ 49,2 bilhões em projetos de infraestrutura em todo o país
Pernambuco está entre os estados mais engajados na segunda edição do Novo PAC Seleções 2025. No total, foram encaminhadas 1.291 propostas de obras e aquisição de equipamentos, sendo nove elaboradas pelo governo estadual, 1.281 pelas prefeituras e uma por consórcio. Das 185 cidades do estado, 183 participaram da seleção. Recife lidera o número de propostas enviadas, com 21, seguida por Igarassu (13), Paulista (13), Cabo de Santo Agostinho (12) e Jaboatão dos Guararapes (11).
O Novo PAC Seleções recebeu, em todo o país, 35.119 propostas de 5.537 municípios — o equivalente a 99,4% das cidades brasileiras. O programa federal, com orçamento de R$ 49,2 bilhões, contempla 19 modalidades distribuídas em quatro grandes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Cidades Sustentáveis e Resilientes; e Infraestrutura Social e Inclusiva.
Na área da saúde, Pernambuco apresentou 994 propostas, com destaque para equipamentos de Unidades Básicas de Saúde (178), kits para teleconsulta (175) e unidades odontológicas móveis (150). Também foram solicitadas obras como construção de UBSs (141), implantação de Centros de Atenção Psicossocial (97), e renovação e ampliação da frota do Samu (43 no total).
Na educação, foram registrados 279 projetos, como solicitações para transporte escolar por meio do programa Caminho da Escola (170) e construção de creches e escolas de educação infantil (109). Já no eixo de Cidades Sustentáveis e Resilientes, o estado apresentou 79 propostas, com foco em drenagem urbana, contenção de encostas e urbanização de favelas.
No campo da Infraestrutura Social e Inclusiva, o destaque fica por conta de 142 pedidos para a construção de espaços esportivos comunitários, mostrando que as gestões locais também estão atentas à promoção do lazer e da inclusão social.
A expectativa agora é pela análise e seleção dos projetos por parte do Governo Federal, que deve anunciar nos próximos meses quais propostas serão contempladas nesta nova fase do programa.