Evento prioriza propostas e garante representação diversificada para a Conferência Nacional de Meio Ambiente.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, anunciou a finalização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (5ª CEMA-PE), realizada nesta quarta-feira (26). A conferência teve como objetivo a apuração dos votos das propostas priorizadas e a seleção dos delegados, garantindo a inclusão de, no mínimo, 50% de mulheres e 50% de pessoas negras, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Com 471 candidatos e um expressivo comparecimento, 399 participantes (84,71%) completaram a votação virtual entre 24 e 25 de março. Ao final do processo, 50 delegados foram escolhidos para representar Pernambuco na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília. A lista completa dos delegados e das propostas aprovadas está disponível no site da Semas-PE, proporcionando transparência ao processo.
Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, a 5ª CEMA-PE priorizou 20 propostas selecionadas a partir de um total de 400, compiladas pelo MMA em caderno, que emergiram das conferências municipais e livres. Os eixos temáticos estabelecidos para organizar as contribuições da sociedade foram Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.
Entre as propostas que avançarão para a etapa nacional estão a inclusão de projetos de arborização nos planos diretores das cidades, revitalização de rios e bacias fluviais, criação de um Fundo Estadual de Compensação Climática, implementação de planos municipais de educação ambiental e incentivos para práticas sustentáveis. Essas iniciativas são cruciais para o desenvolvimento de um futuro mais sustentável e resiliente.
A 5ª CEMA-PE, que iniciou presencialmente no dia 13 de março, contou com a participação de cerca de 600 pessoas, entre delegados municipais, convidados e observadores. O evento destaca a importância da colaboração entre a sociedade civil e as instituições governamentais na construção de um futuro ambientalmente sustentável em Pernambuco. Para mais informações, acesse o site da Semas-PE.