Pernambuco no Oscar dos quadrinhos – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Pernambuco no Oscar dos quadrinhos

Duas iniciativas da Faculdade dos Guararapes (FG), na área de quadrinhos e educação, são indicadas ao troféu HQ Mix deste ano, considerado o ‘Oscar dos Quadrinhos’. Um deles é o Jaboatão Pop, encontro que aconteceu ano passado e realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns da FG – integrante da rede internacional de universidades Laureate. O encontro reuniu profissionais e estudiosos, inclusive de diversos estados, para debater História em Quadrinhos e cultura pop, por meio de palestras, minicursos, exposições, conferências e lançamento de cartilha.

Outra indicação ao prêmio são livros da coleção Quadrinhos & Educação – primeira de uma série que reúne artigos inéditos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre o assunto e é dividida em duas partes. A publicação é organizada pelos professores Amaro Braga e Thiago Modenesi – este último tem se especializado na publicação de livros sobre essa temática.

O Troféu HQMIX, que chega a 29ª edição, é promovido pela Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil. Foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A entrega do prêmio acontece no segundo semestre, em São Paulo.

# Saiba mais:

Criado em sala de aula, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns é aberto ao público e acontece quinzenalmente no campus Piedade da FG para debater e produzir conteúdo sobre HQs, cartuns e charges. As atividades do grupo são coordenadas pelo doutor em Educação e professor de Sociologia Jurídica da FG, Thiago Modenesi.

Thiago foi inclusive premiado em 2012 pelo troféu HQMix com a melhor tese de mestrado do ano, considerado o maior prêmio desse segmento. Ele também foi indicado ao prêmio pela segunda vez por sua coletânea “Quadrinhos & Educação” e é autor de quatro livros relacionados ao mundo dos Quadrinhos. Um deles é “Educação para abolição – charges e histórias em quadrinhos no segundo reinado”, que trata de charges e histórias em quadrinhos desenhadas na época da escravatura. A publicação é resultado da dissertação de mestrado que foi premiada nacionalmente com o troféu HQ Mix, pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Brasil.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon