Pernambuco possui 183 mil famílias inadimplentes, segundo Fecomércio-PE - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Pernambuco possui 183 mil famílias inadimplentes, segundo Fecomércio-PE

O Recorte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborado pela CNC, mostra que, em setembro, 432 mil pernambucanos possuem dívidas com cartão de crédito, financiamentos, carnês, crédito pessoal, entre outros, enquanto 183 mil estão inadimplentes. O impacto negativo do endividamento se reflete na redução do poder de compra das famílias, especialmente em produtos não duráveis como alimentos.

ENDIVIDAMENTO

As dívidas mais comuns entre famílias pernambucanas de menor renda são cartão de crédito (96,4%), carnês (30,1%) e crédito pessoal (6,5%). O tempo médio de comprometimento do orçamento com dívidas é de 8 meses em Pernambuco, enquanto o tempo médio de contas em atraso é de 61 dias, comparável à média nacional de 62 dias.

Agenda TGI

Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE

“No mês de setembro, conforme indicado pela PEIC, ocorreu um aumento de 27,9% para 35% no número de pessoas endividadas com contas em atraso nos últimos 12 meses. Ao contrastarmos essa porcentagem com a situação dos endividados em todo o Brasil, nota-se que enquanto os níveis de endividamento em Pernambuco permaneceram estáveis, a taxa nacional de endividados apresentou uma redução em relação ao mesmo período do ano anterior, influenciado principalmente pela alta taxa de desemprego no estado”.  

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon