Pernambuco recebe nota 4,5 no Ideb, acima da média nacional - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Pernambuco recebe nota 4,5 no Ideb, acima da média nacional

Revista algomais

foto: Josimar-Oliveira_

Pernambuco se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, superando a média nacional e alcançando o primeiro lugar na região Norte-Nordeste. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), o Estado obteve a nota 4,5, enquanto a média nacional ficou em 4,3. Pernambuco também foi um dos três estados a atingir a meta estabelecida pelo Inep em 2021, quando alcançou a nota 4,4 na edição anterior do Ideb.

Os avanços no Ideb foram marcados em diferentes etapas de ensino. Nos anos iniciais, a nota subiu para 6,2, superando a média de 2021 de 5,3 e a meta do MEC de 5,0, mostrando um crescimento de 1,2 pontos. Para os anos finais, Pernambuco atingiu a nota 4,9, um aumento em relação à nota de 4,8 registrada em 2021. O Ideb, que avalia o desempenho escolar com base em aprovação e médias de desempenho, é uma ferramenta crucial para orientar políticas públicas e promover melhorias na educação básica.

Agenda TGI

O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é aplicado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon