Evento integra construção participativa de política nacional e reforça protagonismo do estado em ações climáticas e sustentáveis
Nesta sexta-feira (4), Pernambuco recebe a quarta Oficina Regional do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), voltada à região Nordeste. A iniciativa faz parte da construção participativa do plano coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio técnico do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A oficina conta ainda com a parceria da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, especialistas e conselhos profissionais ligados ao urbanismo, à sustentabilidade e à arborização.
O PlaNAU será oficialmente lançado durante a COP30, em Belém, como um marco na consolidação de políticas públicas voltadas ao aumento e à qualificação das áreas verdes nas cidades brasileiras. As oficinas regionais têm papel estratégico nesse processo, ao considerar as especificidades territoriais e estimular o fortalecimento da governança ambiental urbana. “Esse processo possibilita a identificação de lacunas, como possibilidades de financiamento, produção de mudas, tecnologias de monitoramento, etc. Além disso, promove a coleta de boas práticas e estimula a troca de conhecimentos entre municípios e estados, permitindo que iniciativas bem-sucedidas sejam replicadas ou adaptadas, a partir de diretrizes que serão delineadas no plano”, afirma Léa Gejer, Coordenadora Técnica do ICLEI Brasil.
Associado ao ICLEI desde 2019, o Governo de Pernambuco tem se destacado em políticas de sustentabilidade climática, como a criação da plataforma Clima PE, que compila dados para orientar ações nos municípios. O Recife, por sua vez, é membro da rede desde 2015 e foi pioneiro na América Latina ao implementar um seguro contra desastres climáticos, além de desenvolver o seu Plano Local de Ação Climática (PLAC). A realização da oficina no estado reforça esse histórico de protagonismo e compromisso com a resiliência urbana.
“Sediar a oficina é um passo importante para a nossa gestão na Semas. Essa iniciativa fortalece as ações de arborização urbana e amplia o alcance do Programa Plantar Juntos, que atua diretamente na recuperação da vegetação nativa do estado. A troca de experiências com outros estados e setores é fundamental para aprimorar as políticas públicas e definir com mais clareza o papel de cada ente federativo nessa agenda estratégica para o futuro das cidades e do meio ambiente”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho.