Município pernambucano se junta a Olinda e Gravatá na implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Com mais de 50 mil habitantes, Pesqueira passa a integrar o grupo de municípios pernambucanos que avançam na digitalização da gestão pública. A cidade do Agreste aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que viabiliza a tramitação 100% digital de documentos e processos administrativos. A iniciativa marca um passo estratégico na modernização da administração local e reforça o compromisso com a eficiência, a economia e a transparência.
A adesão foi discutida em uma reunião virtual realizada nesta quinta-feira (3), que contou com representantes da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), ambas integrantes da Liga Digital, e da gestão municipal de Pesqueira. Durante o encontro, foram apresentados os benefícios da plataforma e detalhadas as próximas etapas, que incluem assinatura de termo de compromisso com a Secretaria de Administração (SAD), capacitação técnica e implantação do sistema.
“A maioria dos municípios ainda não possui uma estratégia de transformação digital estruturada. Com a implantação do SEI, as gestões locais são beneficiadas com redução de custos, mais transparência e aumento da produtividade. A ação representa um avanço significativo na eficiência da gestão pública”, afirmou Vanessa Cândido, gerente de Serviços Digitais da SETD e coordenadora da reunião.
O técnico da Prefeitura de Pesqueira, Fabrício Luna, destacou que já estudava o SEI e obteve o aval do prefeito para avançar na adesão. A plataforma — cedida gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região — já é utilizada em Pernambuco desde 2017, com mais de 75 mil usuários, 3 milhões de processos eletrônicos gerados e 15 milhões de documentos anexados. O sistema permite edição, assinatura digital e tramitação simultânea entre unidades, mesmo à distância, eliminando o uso de papel.