Pesquisa de opinião pública realizada pela CNT apontou que quase 60% dos brasileiros se posicionam contra o processo de privatização da Caixa Econômica Federal e de outras estatais. O índice dos que rejeitam a venda do banco é de 59,8%. De acordo com os dados, divulgados esta semana, apenas 28,6% das pessoas disseram ser a favor da privatização de estatais; 11,6% não souberam opinar ou não responderam.
Eses são os principais resultados revelados pelo levantamento feito pelo Instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A pesquisa CNT/MDA foi realizada com 2.002 entrevistados, em 137 cidades de 25 estados, entre os dias 18 e 20 de fevereiro.
Os entrevistados da pesquisa CNT/MDA também foram ouvidos sobre a venda de estatais como o Banco do Brasil, a Petrobras, a Eletrobras, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e a Casa da Moeda. Eles se posicionaram resistentes a qualquer proposta de privatização, com exceção dos Correios.
Em relação à Petrobras, houve empate técnico. De um modo geral, o resultado do levantamento mostrou que quanto mais as pessoas têm a empresa pública como parte do dia a dia, menos elas defendem a privatização.