De acordo com a 26ª Global CEO Survey, 73% dos CEOs acreditam que a economia global sofrerá uma desaceleração nos próximos 12 meses. Um terço deles têm dúvidas sobre a viabilidade financeira de suas organizações em 10 anos, caso se mantenham no rumo atual da economia global.
Os executivos brasileiros das empresas brasileiras, com receitas de até US$ 50 milhões, no entanto, estão bem mais otimistas em relação ao próprio País (70%) do que a média global (29%).
A percepção dos executivos é a de que a realidade do mercado exige uma transformação urgente em seus negócios. Embora muitos reconheçam a importância de reinventar suas empresas para o futuro em um mundo de disrupção e inovação, a maioria está focada nas questões de curto prazo, como a instabilidade econômica global, inflação, rupturas nas cadeias de suprimentos e conflitos geopolíticos.
“Perguntados sobre os fatores que mais podem afetar a lucratividade de seus negócios nos próximos 10 anos, os CEOs de empresas com esse nível de receita no Brasil citaram as inovações tecnológicas em primeiro lugar, seguindo a tendência da média de empresas do país”, revelou a pesquisa.