A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) divulgou o “Panorama Industrial do Sertão do São Francisco”, estudo que revelou a queda na produção e na geração de empregos no primeiro trimestre deste ano. O estudo, que envolveu 30 empresários do setor industrial de Petrolina e de outros 4 municípios da região, abrangeu diversos setores, exceto a agroindústria.
O índice que mensura o volume de produção alcançou 42,5 pontos neste trimestre, abaixo dos 50 pontos, indicando uma queda na produção. A pesquisa também revelou que o índice que acompanha a evolução do número de empregados ficou em 49,9, ligeiramente abaixo dos 50, indicando uma leve redução nas contratações. Variáveis como a utilização da capacidade instalada, índice de confiança, situação financeira, margem de lucro, matérias-primas e acesso ao crédito também foram avaliadas. Cezar Andrade, economista da FIEPE, afirma que em todas as variáveis a pesquisa registrou índices abaixo de 50 pontos. “Um desempenho inferior quando comparado ao trimestre imediatamente anterior e que revela a insatisfação geral dos empresários da indústria”.
“Indicadores a exemplo da elevada carga tributária e da falta de incentivos e crédito são indicadores que teremos que trabalhar para melhorar o ambiente de negócios da região”, afirmou o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Venâncio.