Em pesquisa sobre o nível de transparência nas informações sobre o avanço do coronavírus no País, a organização Open Knowledge Brasil apontou que Pernambuco (81 pontos de um total de 100), Ceará (69 pontos) e Rio de Janeiro (64 pontos) são os três estados com melhor desempenho.
Pernambuco foi o único dos entes federados avaliado com Alto nível de transparência. Dos itens analisados pela organização, Pernambuco não registrava apenas a ocupação dos leitos, os testes disponíveis e a quantidade de testes aplicados. Em todos os demais dados analisados há um fluxo de informações disponível por parte da Secretaria Estadual de Saúde.
O estudo considera três itens básicos: o conteúdo, o formato e o nível de detalhamento das informações que estão disponíveis e atualizadas nos portais dos Governos Estaduais.
“É preciso reconhecer os esforços desses gestores, pois esses dados são fundamentais para que pesquisadores e jornalistas possam ajudar os governos a monitorar a crise e mesmo contribuir com soluções”, diz Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR.
Confira abaixo o ranking:
*Produzido pela redação, com informações do site da OKFN