Pesquisa revela desafios e oportunidades para o Centro de Caruaru - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Pesquisa revela desafios e oportunidades para o Centro de Caruaru

Estudo inédito aponta percepções sobre segurança, infraestrutura, mobilidade e sugestões para modernização da área central. Foto: Staff Comunicação

A CDL Caruaru divulgou uma pesquisa inédita realizada pela Ray Consulting que traça um panorama detalhado sobre o Centro da cidade. Foram ouvidas 808 pessoas, incluindo consumidores, comerciantes, ambulantes e turistas, entre os dias 21 e 30 de agosto. O levantamento avaliou aspectos como segurança, infraestrutura, limpeza, entretenimento e meio ambiente. Os dados revelam percepções diversas sobre o espaço, apontando problemas como dificuldade de estacionamento e preocupações com segurança. “Diversos setores vão poder se pautar e desenvolver estratégias que possam não só atingir as atuais circunstâncias, mas também as questões potenciais”, destaca Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru.

Entre os resultados, 60,27% das pessoas visitam o Centro diariamente, e 88,02% frequentam o local ao menos semanalmente. Apesar disso, 73,26% dos consumidores relatam dificuldade em encontrar estacionamento, enquanto 29,07% consideram a segurança ruim. A infraestrutura é vista como regular ou ruim por 51,7% dos entrevistados, com destaque para críticas às calçadas e sinalização. Por outro lado, turistas avaliam positivamente a limpeza (43,32%) e a segurança (25,37%), sugerindo diferenças nas experiências de quem transita pelo local.

As expectativas por modernização são altas, com 57,62% preferindo uma transformação gradual e 27,13% defendendo mudanças urgentes. Além disso, eventos culturais, mais espaços ao ar livre e opções gastronômicas estão entre os desejos apontados pelos frequentadores.

O otimismo dos comerciantes também se destaca, com 60,39% acreditando que o Centro tem potencial para crescimento. Apesar de enfrentarem dificuldades, como falta de apoio do poder público (62,99%), eles enxergam o espaço como promissor. Para Milton Santana, da GNI – Gerar Negócios Inteligentes, “quando se investe na reestruturação de uma cidade, pensando no bem-estar das pessoas, é imprescindível valer-se de tecnologias de inovação, a fim de promover desenvolvimento integrado que gere cidades mais inclusivas, humanas, seguras e vibrantes”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon