Pesquisa TGI: Apenas 30% das mulheres ocupam cargos de liderança – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Pesquisa TGI: Apenas 30% das mulheres ocupam cargos de liderança

Estudo realizado pela TGI Consultoria em Gestão e divulgado no evento Empresa Familiar Competitiva aponta que as mulheres que atuam nos negócios da família ocupam apenas 30% das funções de liderança. A pesquisa entrevistou 300 pessoas de 103 empresas pernambucanas.

Cármen Cardoso apresentou a pesquisa sobre os desafios das mulheres nas empresas familiares.

Segundo a sócia da TGI Cármen Cardoso, apesar de ter menos espaço nos postos de direção, entre os herdeiros que atuam nas empresas familiares, 52% dos pós-graduados são mulheres e 48% são homens. Muitos motivos que restringem o acesso feminino à condução empresarial estão ancorados em mitos.

Abaixo um gráfico que aponta algumas distinções percebidas na atuação de homens e mulheres no trabalho das empresas familiares.


.

.
.


Georgina Santos apresentou a pesquisa sobre os Conselhos de Família nas empresas pernambucanas

 

 

Apesar de a maioria das empresas familiares considerarem importante discutir os problemas entre os parentes e herdeiros, muitas (25%) não possuem nenhuma iniciativa para administrar essa interface Empresa x Família.

Georgina Santos ressaltou que entre as empresas que participaram do estudo apenas 26% delas possuem conselhos de família. Enquanto isso, no País, 54% das empresas brasileiras possuem esses conselhos, segundo dados da PwC.

 

.

No gráfico abaixo estão apontados os principais ganhos das empresas que instituíram Conselhos Familiares.

.


.

Daniela Petribú, presidente da Usina Petribú, falou sobre sua ascensão

 

É de uma usina de cana-de-açúcar, no tradicional segmento sucroenergético, que temos um dos cases de liderança feminina mais emblemáticos do Estado. Daniela Petribú assumiu a presidência da empresa da família, sucedendo o empresário Jorge Petribú, hoje presidente do conselho, após um processo de aprendizado e amadurecimento da gestora que passou antes por várias áreas de atuação. No evento Empresa Familiar Competitiva ela afirmou que não sofreu preconceito nesse seu trajeto de ascensão na carreira.

 

.

..


.

Edson Menezes palestrou sobre o funcionamento eficiente dos conselhos empresariais

Seja de caráter consultivo ou deliberativo, os conselhos empresariais têm um papel fundamental na gestão das empresas. Para tratar sobre o tema, Edson Menezes, da EMC Consultoria, explicou a composição dessa estrutura de gestão destacando sua missão de mirar o futuro do negócio e o planejamento estratégico das corporações.

.


.

Fernando Carrilho contou sua trajetória e falou sobre os desafios da sucessão

Contar em poucos minutos a história bem-sucedida de gerações da Carrilho Construtora e testemunhar a sua experiência de formação e carreira empresarial foi o desafio de Fernando Carrilho ao palestrar no evento Empresa Familiar Competitiva 2018. Além de palestrar sobre essa trajetória, ele compartilhou a experiência de sucessão do comando da empresa, conduzida ainda pelo avô.

.


.

Fabiana Nunes: “As pessoas não podem ser eternas, mas as empresas podem.”

A advogada Fabiana Nunes, da Martorelli Advogados, defendeu que a transição nas empresas deve acontecer ainda com a geração fundadora – ou a que estiver à frente do negócio – esteja ainda engajada na gestão e em condições de contribuir para a formação dos sucessores.

 

 

 


Veja mais fotos do evento Empresa Familiar Competitiva no nosso Facebook

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon